Quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
31°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Bruno Laux Notícias da Assembleia Legislativa do RS

Compartilhe esta notícia:

Produtores buscam alternativas para a redução da mortandade de abelhas. (Foto: Reprodução)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Nova educação

A presidente da Comissão de Educação da Assembleia gaúcha, deputada Sofia Cavedon (PT), comentou no Parlamento gaúcho sobre as discussões da Conferência Nacional da Educação Extraordinária realizada na última semana em Porto Alegre. A parlamentar destacou que o encontro representa o início da “nova etapa da educação brasileira quando reafirma a gestão democrática, repudia projetos de meritocracia, militarismo, Estado Mínimo e afirma direitos da educação de qualidade para todos com a valorização das e dos profissionais da educação”. Sofia destacou ainda que no encontro foram aprovadas moções sobre a rejeição das políticas do governo de Eduardo Leite, além da defesa da retirada dos projetos encaminhados à Assembleia relacionados ao setor.

Incentivo coureiro-calçadista

O deputado Delegado Zucco (Republicanos) celebrou a aprovação pelo governo estadual do projeto de lei de sua autoria que institui a Política de Desenvolvimento para o setor coureiro-calçadista. A medida viabiliza a ampliação de linhas de crédito para o segmento, além do emprego direto e indireto de mais de 300 mil gaúchos. “Essa é uma grande vitória do setor calçadista, que gera tanta riqueza para nosso Estado. Estamos colocando em lei as políticas públicas de incentivo para esse tão importante setor econômico para os gaúchos”, comemorou o parlamentar.

Produção de mel

A Comissão de Apicultura e Meliponicultura da Assembleia gaúcha esteve no município de Independência dando continuidade ao cronograma de atividades para formulação do seu relatório final. O encontro foi pautado pela discussão de alternativas para a redução da mortandade de abelhas e outros entraves ao desenvolvimento da cadeia produtiva do mel na cidade. “Além de perder as colmeias e a produção, a gente precisa botar fogo nas caixas contaminadas. Na prática, sabemos a causa, mas ninguém ajuda na hora da perda; encontramos dificuldade em obter análises para comprovar e buscar compensação pelos danos”, relatou um produtor local.

Galeria de deputadas

A Galeria das Ex-deputadas da Assembleia gaúcha passou a contar com a imagem de mais 14 mulheres através do ato de descerramento de quadros realizado nesta segunda-feira. Ana Affonso, Any Ortiz, Elisabete Felice, Fran Somensi, Franciane Bayer, Juliana Brizola, Leila Fetter, Liziane Bayer, Manuela D’Ávila, Maria Helena Sartori, Marisa Formolo, Neusa Kempfer, Regina Becker Fortunati e Zilá Breitenbach foram incluídas no espaço, o qual a partir dos novos nomes passa a contar com 35 quadros em homenagem às gaúchas que passaram pelo Legislativo gaúcho. O presidente da Casa, deputado Vilmar Zanchin (MDB), participou do evento e afirmou que ato, apesar de singelo, possui um importante significado voltado ao reconhecimento daquelas que “ajudaram a construir a história do Rio Grande do Sul, com sensibilidade e competência”.

Quebra de promessa

O deputado Rodrigo Lorenzoni (PL) criticou nesta segunda-feira o projeto de lei do Executivo que solicita a autorização do Parlamento para contratar, em caráter emergencial e por tempo determinado, funcionários para a Empresa Gaúcha de Rodovias. O parlamentar afirma que esperava votar a extinção da EGR e não a contratação de mais funcionários, destacando que o líder gaúcho havia prometido encerrar a companhia e reduzir a máquina pública. Lorenzoni criticou ainda o aumento da alíquota do ICMS, afirmando que o governo Leite não entende o cenário do Estado mesmo após cinco anos de poder. “Vendeu ativos, recebeu recursos do governo Bolsonaro, economizou com a reforma da Previdência e não pagou nunca a dívida com a União. Com cerca de 31 bilhões, não colocou as contas em dia. Se depender de mim, não haverá margem para aumento de impostos”, ressalta o parlamentar.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Bruno Laux

Panorama Político
O SUS registrou, entre janeiro e agosto deste ano, 6.982 amputações de pernas e pés causadas por diabetes
https://www.osul.com.br/noticias-da-assembleia-legislativa-do-rs-200/ Notícias da Assembleia Legislativa do RS 2023-11-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar