Quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Bruno Laux Panorama Político

Compartilhe esta notícia:

Cinco novos casos de febre amarela foram identificados em macacos mortos no RS. (Foto: Dyéssica Machado/SMAMS PMPA)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Manutenção da diplomacia

Após a vitória de Javier Milei nas eleições da Argentina, o Palácio do Planalto deve tentar em um primeiro momento manter um clima de conciliação com o novo líder do país vizinho. O presidente Lula deve ignorar as críticas e ataques anteriormente realizados pelo futuro chefe do Executivo argentino, de modo a manter a diplomacia entre as nações.

Cautela nas críticas

Nos bastidores do Planalto, Lula solicitou às equipes do governo que mantenham uma certa cautela com críticas ao presidente eleito da Argentina. Apesar do temor de integrantes do Planalto em relação às consequências da vitória de Milei, há a expectativa de que ao assumir o cargo ele adote um comportamento mais ponderado.

Diálogo condicionado

O ministro-chefe da Secom da Presidência, Paulo Pimenta, defende que o presidente Lula somente entre em contato com Javier Milei depois dele se desculpar pelas críticas que fez contra o chefe do Executivo brasileiro. O líder ministerial afirma que o posicionamento do argentino é necessário para a retomada do diálogo, pois ele foi autor de “ofensas gratuitas”.

Representante alternativo

Depois de decidir não comparecer à posse de Milei, Lula vem estudando encaminhar o vice-presidente Geraldo Alckmin à cerimônia como representante brasileiro. Há também a possibilidade do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, participar do evento em nome do Brasil.

Presença confirmada

Descrevendo a vitória de Milei como um sinal de força da direita na América Latina, o ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou que deve comparecer à posse do candidato eleito. Nesta segunda-feira ele esteve em chamada de vídeo com o argentino, quando o felicitou pela vitória no pleito eleitoral.

Felicitações gaúchas

O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) felicitou Javier Milei pela vitória nas redes sociais, afirmando que a Argentina “escolheu o caminho da mudança e da liberdade”. O colega gaúcho no senado, Luis Carlos Heinze (PP-RS), também felicitou o argentino, descrevendo o resultado como “um futuro de possibilidades”.

Sabatina facilitada

O líder do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), está comprometido em avançar com a sabatina da próxima indicação do presidente Lula à Procuradoria-geral da República. A posição tranquiliza o Planalto após os temores gerados com a rejeição na Casa Legislativa sobre o nome encaminhado para a Defensoria Pública da União.

Consciência negra

A bancada negra da Câmara tenta avançar ainda nesta semana com a votação do projeto de lei que estabelece o dia 20 de novembro como feriado nacional, em alusão ao Dia da Consciência Negra. O grupo afirma que há um acordo com Arthur Lira (PP-AL), líder da Casa, para que a proposta seja analisada em breve.

Reposicionamento

Apesar de integrar diferentes pastas na Esplanada e ter se aproximado do governo Lula, o União Brasil vem articulando um retorno a posicionamentos de direita. O realinhamento da atuação do partido e as agendas do próximo ano foram discutidos em uma reunião da direção executiva nesta segunda-feira.

Reforço de equipamentos

O governo estadual realizou nesta segunda-feira a entrega de veículos agrícolas e equipamentos veterinários para escolas técnicas agrícolas e forças de segurança do RS. A ação, viabilizada através de emenda da bancada gaúcha no Congresso Nacional, visa qualificar a educação profissional e o policiamento ostensivo no Estado.

Novas diretrizes

O Banrisul anunciou nesta segunda-feira à imprensa as novas diretrizes da diretoria empossada neste mês à frente da instituição. O banco adiantou um reposicionamento em sua atuação no Estado, adotando princípios de “empresa aberta, uma companhia inteligente e uma instituição rumo aos 100 anos”.

Febre amarela

A Secretaria Estadual de Saúde segue alerta com o aumento de casos de febre amarela em animais no território gaúcho. Cinco novos casos da doença foram identificados em macacos mortos nos municípios de Riozinho, Três Coroas, Santo Antônio das Missões e São Borja.

Acordos de cooperação

O prefeito Sebastião Melo assinou nesta segunda-feira dois termos de cooperação com a Câmara Municipal para ampliar a cooperação entre o Executivo e o Legislativo de Porto Alegre. Os acordos tratam da integração do Sistema Eletrônico de Informações dos dois poderes e do Termo Aditivo de Cessão de Uso de um terreno localizado ao fundo do prédio da Casa Legislativa.

Recuperação do IC-FUC

A prefeitura de Porto Alegre e o governo gaúcho assinaram um acordo com o Ministério da Saúde para o repasse de R$15,3 milhões para o custeio de serviços do Instituto de Cardiologia – Fundação Universitária de Cardiologia. O aporte busca mitigar a crise da entidade, a qual vem enfrentando um déficit significativo nos últimos anos.

Fechamento de comportas

Frente às possibilidades de risco decorrentes da elevação do Guaíba nos últimos dias, a prefeitura de Porto Alegre iniciou nesta segunda-feira o processo de fechamento das comportas do sistema de proteção contra as cheias. O movimento ocorre em paralelo ao monitoramento da gestão municipal sobre o avanço das águas, de modo a prevenir maiores impactos à população.

Desburocratização

A Câmara de Porto Alegre reabriu nesta segunda-feira a Frente Parlamentar do Empreendedorismo e da Desburocratização, presidida pela vereadora Comandante Nádia (PP). O grupo busca facilitar o avanço de novos empreendimentos no Estado através da diminuição de burocracias.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Bruno Laux

Via pavimentada
Notícias da Assembleia Legislativa do RS
https://www.osul.com.br/panorama-politico-272/ Panorama Político 2023-11-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar