Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 23 de novembro de 2023
Nas últimas 12 horas, o Guaíba reduziu cerca de 30 centímetros.
Foto: PMPAA prefeitura de Porto Alegre reabriu, nesta quinta-feira (23), as quatro comportas do sistema de proteção contra as cheias de Porto Alegre. A medida será possível uma vez que o nível do Guaíba baixou para 2,97 metros nesta manhã, abaixo da cota de enchente, de 3 metros. O anúncio ocorre após reunião do gabinete de crise, com a presença do prefeito Sebastião Melo, realizada no Centro no Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA).
Nas últimas 12 horas, o Guaíba reduziu cerca de 30 centímetros. As comportas 11, 12 e 14 seguem monitoradas pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Outros sete portões estão permanentemente fechados.
Doações
Os itens mais necessários são água, alimento não perecível, material de higiene e de limpeza.
Locais
Nível do Guaíba – 11h
Cais Mauá
Atual: 2,97 metros
Cota de Alerta: 2,5 metros
Cota de Inundação: 3 metros
Pico foi de 3,46 metros na manhã de terça-feira.
Defesa Civil
A Defesa Civil de Porto Alegre participou de cerca de 2,1 mil resgates desde domingo. A mobilização, que conta com a participação do Corpo de Bombeiros e outros órgãos municipais e estaduais, tem como foco o bairro Arquipélago. Somente 30 resgates foram realizados fora das ilhas.
Assistência Social
Subiu para 226 o número de pessoas acolhidas em abrigos provisórios da Fundação de Assistência Social e Cidadania na Capital. Destas, 93 estão no ginásio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), 78 na Casa do Gaúcho e 55 na sede do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM).
Causa Animal
O Gabinete da Causa Animal (GCA) já resgatou 100 animais da Região das Ilhas. Eles são encaminhados para Unidade de Saúde Animal Victoria e a um abrigo localizado na Restinga, contratado em caráter emergencial.