Sábado, 26 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 23 de novembro de 2023
No Brasil, a PF (Polícia Federal) prendeu 37 pessoas em uma operação de combate ao abuso sexual infantil na internet. Além das prisões, mais de 400 agentes cumpriram 80 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e em 24 dos 26 Estados nessa quinta-feira (23). Os investigados devem responder pelos crimes de armazenamento, compartilhamento e produção de material de abuso sexual infantil e estupro de vulnerável.
Segundo a PF, o objetivo da Operação Harpia é prender ofensores sexuais de crianças e resgatar vítimas dos abusos. A ação está a cargo da Coordenação de Repressão a Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil.
O trabalho policial é fruto de investigação iniciada na Diretoria de Combate a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal, onde foi realizada a análise de notícias de crimes relacionadas ao abuso sexual infantojuvenil on-line. Foram produzidos os relatórios de análise para que as unidades regionais da PF dessem prosseguimento às investigações, com o cumprimento das medidas cautelares no âmbito de uma operação em todo o Brasil.
A Harpia é uma espécie de ave de rapina que tem os olhos sempre atentos e é exímia caçadora, relacionando-se com o objetivo da operação.
Operação Cassiel
Em São Paulo, a Polícia Federal deflagrou nessa quinta-feira a “Operação Cassiel 11” que visa a reprimir a prática de crimes abuso sexual infantojuvenil envolvendo crianças e adolescentes pela internet.
Policiais Federais foram mobilizados para o cumprimentos de um mandado de busca e apreensão na cidade de Catanduva (SP), com o objetivo de apreender computadores, celulares e mídias de arquivos de informática que possam conter vídeos e ou imagens contendo abuso sexual infantojuvenil que estejam armazenados e ou disponibilizados na rede mundial de computadores.
O mandado de busca e apreensão foi expedido pela 1ª Vara da Justiça Federal de Catanduva.
Durante a busca, o investigado foi preso em flagrante delito, pois na sua residência foi encontrado vasto material armazenado de imagens e vídeos contendo abuso sexual infantojuvenil.
A Polícia Federal já cumpriu no âmbito da “Operação Cassiel”, iniciada em 2022, 15 mandados de busca e apreensão e realizou a prisão em flagrante de nove pessoas na região de São José do Rio Preto (SP).
A Operação “Cassiel” é uma operação permanente, desenvolvida pela Polícia Federal de São José do Rio Preto, dedicada exclusivamente a repressão aos crimes de violência e abusos sexuais infantojuvenil, através da internet.
A Operação foi denominada de “Cassiel”, que é o Anjo conhecido como o “Anjo das Lágrimas”, protetor dos fracos e oprimidos e responsável por livrar as pessoas do sofrimento.