Quinta-feira, 24 de abril de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Novo presídio estadual será inaugurado em Charqueadas nesta segunda-feira

Compartilhe esta notícia:

Unidade prevê 1.650 vagas, 16 das quais para apenados com deficiência. (Foto: Arquivo/Susepe)

Com um investimento de quase R$ 185 milhões por meio do programa estadual “Avançar”, o governo do Rio Grande do Sul anunciou para o início da tarde desta segunda-feira (27) a inauguração oficial da Penitenciária Estadual de Charqueadas 2 (PEC 2). O estabelecimento está localizado no quilômetro 16 da rodovia RS-401 e conta com mais de 23 mil metros-quadrados.

Dentre as autoridades com presença confirmada na cerimônia estão o governador Eduardo Leite e o secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo do Rio Grande do Sul, Luiz Henrique Viana. Também participará o titular da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Mateus Schwartz.

A oferta é de 1.650 vagas, das quais 16 se destinam a apenados com deficiência. Suas dependências internas incluem espaços para atividades relacionadas ao cotidiano dos internos (atendimento jurídico, idas ao pátio e encontros com visitantes, além da realização de cursos educacionais e oficinas de trabalho).

Completam a relação uma cozinha, lavanderia, alojamento de serviços e módulos de assistência à saúde. Já nos setores intermediário e externo os espaços foram planejados para abrigar administração, recepção e revistas a presos, dentre outros serviços.

A nova unidade foi erguida em terreno da Colônia Penal Agrícola Estadual doado ao município. Os trabalhos de construção começaram em julho do ano passado e os primeiros apenados devem chegar a partir de janeiro.

Incremento local

Na avaliação do prefeito de Charqueadas, Ricardo Machado Vargas (Republicanos), esse era uma antiga demanda, mas como a área possui atividades residenciais e comerciais e, por pertencer ao Estado, não podia receber investimentos da prefeitura.

Ele acrescentou: “A economia municipal também é beneficiada pela existência do complexo prisional. Além disso, a presença de policiais reforça a segurança e traz renda para Charqueadas, por eles morarem na cidade.”

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Novos convênios entre o governo gaúcho e prefeituras prevê a construção de mais de 400 casas em seis cidades
Ministério Público gaúcho pede o fechamento de asilos de idosos no Vale do Sinos
https://www.osul.com.br/novo-presidio-estadual-sera-inaugurado-em-charqueadas-nesta-segunda-feira/ Novo presídio estadual será inaugurado em Charqueadas nesta segunda-feira 2023-11-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar