Terça-feira, 26 de novembro de 2024
Por Bruno Laux | 27 de novembro de 2023
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Mirando no Senado
Aliados do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) no estado de Alagoas, estão articulando desde já uma campanha para levar o parlamentar até o Senado Federal. Em meio à expectativa de avançar à Casa Alta, o deputado segue realizando acenos ao Planalto para tentar alcançar o apoio do presidente Lula na campanha.
Convite argentino
A futura chanceler de Javier Milei, Diana Mondino, veio à Brasília neste domingo para uma reunião com o ministro brasileiro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. A economista realizou a entrega de uma carta do líder argentino eleito destinada ao presidente Lula, o convidando para a posse em dezembro.
Permanência no Mercosul
Diana Mondino afirmou à imprensa neste domingo que segue dialogando com Mauro Vieira sobre a importância de concluir o acordo entre Mercosul e União Europeia o quanto antes. A declaração tranquilizou equipes do Itamaraty que temiam que a vitória de Milei na Argentina impedisse a conclusão do tratado entre os blocos.
Construção de laços
Na carta destinada a Lula, que foi entregue por Diana Mondino à Mauro Vieira, Javier Milei afirma que deseja um “trabalho frutífero e de construção de laços” com o Brasil. Anteriormente crítico ao presidente brasileiro, o líder argentino destacou que deve seguir compartilhando áreas de “complementaridade a nível de integração física, comércio e presença internacional”.
Bom humor
Pessoas próximas a Jair Bolsonaro afirmam que seu humor tem melhorado desde a vitória de Javier Milei no pleito eleitoral argentino. O ex-presidente deve comparecer à posse do líder eleito no país vizinho, em dezembro, ocasião para a qual convidou seis governadores brasileiros.
Retomada de viagens
O presidente Lula embarca nesta segunda-feira para uma agenda de compromissos em três países do Oriente Médio e na Alemanha. A viagem marca a retomada de saídas internacionais do chefe do Executivo após o período de recuperação do procedimento cirúrgico que realizou no quadril.
Cessar-fogo
Durante a passagem por países do Oriente Médio, o presidente Lula deve aproveitar para buscar apoio a um possível cessar-fogo no conflito Israel-Hamas. A pauta será abordada pelo líder brasileiro durante reuniões com o Emir do Catar, Tamim bin Hamad al-Thani, e com o príncipe da Arábia Saudita, Mohammad bin Salman.
Fundão eleitoral
Deputados federais vem tentando realocar o orçamento do novo PAC do governo federal para ampliar o montante destinado ao fundo eleitoral do próximo ano. Apesar da pressão dos parlamentares, o Planalto afirma desde já que rejeita o aumento de recursos cogitado.
Tramitação lenta
Uma vez aprovada pelo Senado, a PEC que limita a atuação dos magistrados do STF segue agora para análise da Câmara, onde deve ter uma tramitação mais lenta. A expectativa é de que Arthur Lira (PP-AL), presidente da Casa, segure o texto no mínimo até fevereiro do próximo ano.
Fixação de mandatos
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), voltou a manifestar apoio na sexta-feira à PEC que estabelece mandatos fixos para magistrados do Supremo Tribunal Federal. Ele alega que a sistemática é adotada em diferentes países do mundo e que pode ser um recurso muito positivo para o Brasil.
Freio no Supremo
Em resposta às críticas sobre projetos de limitação da atuação do STF que tramitam no Senado, o senador Plínio Valério (PSD-AM), autor da proposta que prevê a fixação de mandatos na Corte, afirma que o texto “começa a colocar freio no Supremo”. O parlamentar alega que a PEC é simples, mas consciente, e que auxiliaria magistrados a perderem a “sedução de se julgarem semideuses”.
Nada de mais
Ao comentar sobre a PEC que limita os poderes do Supremo, o ex-presidente Jair Bolsonaro negou que haja excessos no texto em questão. Ele afirmou que não viu “nada de mais” na proposta, a qual afirma que não deve ter grandes impactos na estrutura de decisão da Corte.
Fácil tramitação
Praticamente confirmado para a Procuradoria-Geral República, Paulo Gonet não deve encontrar grandes dificuldades em sua sabatina no Senado quando for indicado ao cargo. Lideranças da Casa adiantaram que o nome do atual subprocurador deve ter apoio de diferentes grupos de senadores, já que possui boas relações com a oposição e o mérito da indicação do presidente Lula entre a base aliada.
Mecanismos preventivos
O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) se reuniu na sexta-feira com especialistas, entidades do setor produtivo e professores universitários, para dialogar sobre o avanço de medidas de mitigação dos impactos do excesso e faltas de chuva no RS. A discussão, que integra uma série de encontros técnicos promovidos pelo parlamentar, visa encontrar mecanismos de prevenção aos incidentes climáticos.
Inauguração prisional
O governador Eduardo Leite participa nesta segunda-feira da cerimônia de inauguração da Penitenciária Estadual de Charqueadas II. A unidade prisional, composta de 1,6 mil vagas, foi construída a partir de investimento de R$184,9 milhões viabilizado através do programa Avançar.
Leilão suspenso
A 6ª Vara da Fazenda Pública suspendeu o avanço do leilão do antigo prédio da Secretaria de Obras e Viação de Porto Alegre, inicialmente previsto para esta segunda-feira. A decisão, proferida neste domingo pela juíza Juliana Capiotti, atende a um pedido do Ministério Público Estadual, que solicita a verificação do valor cultural da instalação.
Escola Bem-Cuidada
A Câmara de Porto Alegre discute nesta segunda-feira, em audiência pública, a implantação do Programa Escola Bem-Cuidada da prefeitura de Porto Alegre. A reunião deve ser pautada pelo debate do edital de projeto de Parceria Público-Privada, na modalidade de concessão administrativa, destinado às unidades de ensino da Capital.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.