Quarta-feira, 05 de fevereiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Hamas liberta 11 reféns na Faixa de Gaza, última leva prevista em acordo inicial com Israel

Compartilhe esta notícia:

Esta foi a quarta turma de reféns libertados dentro da trégua inicial prevista no acordo.

Foto: Reprodução
Esta foi a quarta turma de reféns libertados dentro da trégua inicial prevista no acordo. (Foto: Reprodução)

O grupo palestino Hamas libertou nesta segunda-feira (27) a última leva de reféns prevista no acordo firmado com Israel, em troca da trégua nos ataques na Faixa de Gaza. Onze pessoas foram entregues a agentes da Cruz Vermelha e devem chegar em Israel nas próximas horas, de acordo com informações das Forças de Defesa de Israel (FDI).

O Ministério de Relações Exteriores do Catar afirmou que entre os 11 há seis argentinos, três alemães e dois franceses. Esta foi a quarta turma de reféns libertados dentro da trégua inicial prevista no acordo. Mas a trégua, que expiraria na madrugada desta terça-feira (28), foi prorrogada por mais dois dias, segundo anunciaram nesta segunda-feira o governo do Catar e o Hamas.

O acordo inicial previa um cessar-fogo temporário de quatro dias, que iniciou na última sexta-feira (24). O Hamas se comprometeu a libertar cerca de 50 reféns. Por outro lado, Israel concordou em soltar 150 palestinos presos no país.

Até a madrugada desta segunda-feira, o Hamas havia libertado 58 reféns, enquanto Israel soltou 117 palestinos, presos em prisões israelenses na Cisjordânia, a maioria mulheres e adolescentes.

O governo de Israel afirmou que poderia prolongar a trégua em um dia para cada 10 reféns adicionais libertados pelo Hamas. Israel já afirmou que a guerra não acabou e que retomará as operações militares assim que o prazo para a trégua terminar.

De acordo com a Cruz Vermelha Palestina, em três dias, 150 caminhões entregaram suprimentos ao norte de Gaza, região mais afetada pelos confrontos.

Visita de secretário

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, visitará Israel, a Cisjordânia e os Emirados Árabes Unidos no final desta semana, disse um funcionário do alto escalão do Departamento de Estado à Reuters. O intuito é pressionar por mais ajuda humanitária para a Faixa de Gaza e ajudar a garantir a libertação de todos os reféns sequestrados pelo Hamas.

“O Secretário irá sublinhar a necessidade de sustentar o aumento do fluxo de assistência humanitária para Gaza, garantir a libertação de todos os reféns e melhorar a proteção dos civis em Gaza”, disse o funcionário, falando sob condição de anonimato.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Após enchente, prefeitura de Porto Alegre libera para uso três quadras de grama sintética da Orla
Aquecimento do Oceano Pacífico atinge maior patamar desde 2016
https://www.osul.com.br/hamas-liberta-11-refens-na-faixa-de-gaza/ Hamas liberta 11 reféns na Faixa de Gaza, última leva prevista em acordo inicial com Israel 2023-11-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar