Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 30 de novembro de 2023
Lula participou do Fórum Empresarial Brasil-Catar, em Doha
Foto: Ricardo Stuckert/ DivulgaçãoDurante o Fórum Empresarial Brasil-Catar, em Doha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva saudou, nesta quinta-feira (30), os esforços do Catar para negociações de paz durante a guerra entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza.
“Neste momento em que a guerra volta a assolar o Oriente Médio, o Catar volta a desempenhar papel central em prol da paz no conflito Israel-Palestina”, disse o presidente.
“Quero saudar a mediação do Catar para o acordo anunciado há poucos dias entre Israel e o Hamas, que envolve a libertação de reféns em troca de uma trégua temporária e da libertação de prisioneiros palestinos”, declarou o petista.
Poucos minutos antes do fim do último acordo de trégua, as forças militares israelenses anunciaram nesta quinta-feira que um novo acerto foi feito com o Hamas para prolongar a pausa nos bombardeios por mais um dia.
No Fórum, Lula ainda disse que o Catar é, atualmente, “uma de nossas principais portas de entrada para negócios com o Oriente Médio”, citando um “vibrante empresariado” com interesse pelo Brasil na região.
“Canteiro de obras”
Durante o seu discurso, Lula também disse que quer transformar o Brasil em um “canteiro de obras” para investimentos “construindo, ampliando e modernizando portos, aeroportos, rodovias, ferrovias e hidrovias”.