Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 1 de dezembro de 2023
Diana Mondino será ministra do governo do presidente eleito Javier Milei
Foto: Reprodução de vídeoA futura ministra das Relações Exteriores da Argentina, Diana Mondino, afirmou que o país não ingressará no Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
“Não entraremos no Brics”, escreveu Diana no X (antigo Twitter) na quinta-feira (30). A Argentina está entre os seis países que foram convidados a se tornar novos membros do Brics, após uma cúpula realizada na África do Sul em agosto.
Durante a campanha eleitoral, o presidente eleito da Argentina, Javier Milei, já havia dito que o país não deveria fazer parte do grupo. “Não vou promover negócios com comunistas porque não respeitam os parâmetros básicos de livre comércio, liberdade e democracia”, afirmou Milei. Ele tomará posse no dia 10 deste mês.
O que é Brics?
Brics é o grupo composto por cinco das principais economias emergentes do mundo. Diferentemente do que se possa imaginar, e apesar do elevado grau de articulação e cooperação entre os países, essa união não constitui um bloco econômico ou político formalmente estabelecido, organismo internacional ou uma aliança econômica. O Brics pode ser classificado, na verdade, como um mecanismo internacional de cooperação entre os cinco países que integram o grupo.