Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 5 de dezembro de 2023
Evento é um promoção do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de Porto Alegre (Sticc) e é voltado para todos os trabalhadores do ramo.
Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência BrasíliaO 2° Natal dos Trabalhadores da Construção Civil está marcado para o dia 16 de dezembro e é aberto a todos que trabalham em canteiros de obras e seus familiares. O evento, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de Porto Alegre (Sticc), é gratuito e acontecerá junto à sede da entidade, na rua Olavo Bilac, 15, Cidade Baixa, na capital gaúcha.
De acordo com o presidente do Sticc, Gelson Santana, os presentes no evento poderão disfrutar de presentes e brindes. Para as crianças, o dia será repleto de atividades recreativas. A ideia é proporcionar um ambiente de confraternização e lazer. “Participem! Vocês vão adorar”, convidou Gelson, lembrando que não precisa ser associado para comparecer à confraternização.
Sobre o Sticc
Sob o lema “Fazer a diferença na vida das pessoas”, o sindicato atua em prol dos trabalhadores da construção civil de Porto Alegre e de outros 24 municípios gaúchos e conta com mais de 3 mil associados. A entidade visa à defesa dos direitos deste público, prezando pela adequação das condições de trabalho, a remuneração justa e a qualificação dos trabalhadores.
O Sticc oferece serviços de atendimento médico e odontológico, além de cursos especializantes e diversos benefícios, e faz um acompanhamento constante junto aos canteiros de obra. “Nossa entidade busca sempre o melhor para todos. Nós cuidamos da vida e da saúde do trabalhador, protegendo ele”, explicou Gelson.
O presidente lembra que o sindicato não é somente reivindicativo, mas, também, propositivo. Neste sentido, a entidade liderou a elaboração da Lei da Obra Pública Legal, em vigor em Porto Alegre, que rege sobre os contratos entre empresas privadas e setor público para obras deste último.
Além de defender os trabalhadores brasileiros, ressalta Gelson, o Sticc também atua em favor dos trabalhadores migrantes, tendo reinvidicado a obrigatoriedade de que o empregador ofereça um contrato de trabalho traduzido para a língua mãe do contratado e oportunizando aulas de português a estes estrangeiros, para que se integrem melhor ao mercado de trabalho local.
“Todo trabalhador que desenvolve seu trabalho dentro do canteiro de obras pode e deve ser sócio, porque nós lutamos e defendemos os seus direitos”, destacou. “A tua participação junto à entidade sindical é essencial”, reiterou o presidente.
Para se associar, basta acessar o site do sindicato ou entrar em contato pessoalmente, na sede da instituição ou nos canteiros de obra, ou pelas redes sociais do Sticc.