Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 6 de dezembro de 2023
Capital gaúcha fornece desde janeiro cartão de prioridades para pessoas com a doença
Foto: Pedro Piegas/PMPAO prefeito Sebastião Melo sancionou na manhã desta quarta-feira (06), em ato no Centro Administrativo Municipal, a Lei 13.736 que institui a Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Fibromialgia.
De autoria do vereador José Freitas, o projeto – aprovado em outubro na Câmara Municipal – incentiva políticas públicas de inclusão no mercado de trabalho e melhoria da qualidade de vida dos fibromiálgicos.
Para o prefeito, é preciso empenho coletivo para qualificar o atendimento de cerca de 40 mil cidadãos que possuem a doença em Porto Alegre.
“A legislação precisa vir para a vida a vida real e se traduzir em ações efetivas para melhorar a qualidade de vida destas pessoas”, disse o prefeito Sebastião Melo.
O secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, destaca que o município fornece, desde janeiro de 2022, cartão de prioridade para pessoas com diagnóstico de fibromialgia que residem em Porto Alegre. “O documento garante preferência no atendimento em unidades de saúde e farmácias distritais, benefício importante para que o portador da doença receba todos os cuidados necessários”, afirma.
A fibromialgia se caracteriza por dor muscular crônica que migra por vários pontos do corpo, especialmente tendões e articulações. Também pode causar distúrbios como ansiedade e depressão, além de alterações na concentração e na memória. Na maioria dos casos, atinge mulheres de 30 a 55 anos.