Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 18 de dezembro de 2023
Algumas formas para evitar a dor de ouvido no avião, como tampar o nariz e fazer um pouco de pressão na cabeça, forçando a respiração, mascar um chicletes ou bocejar pois ajudam a equilibrar a pressão dentro dos ouvidos, aliando a dor ou o desconforto.
A dor no ouvido ao andar de avião surge devido à mudança brusca de pressão que ocorre quando a aeronave decola ou pousa, o que pode provocar também outros incômodos como dor de cabeça, no nariz, nos dentes e no estômago, e mal estar intestinal.
Essas formas para evitar a dor de ouvido no avião podem ser feitas na decolagem ou pouso do avião, no entanto, caso a dor seja intensa ou não melhore com as técnicas, deve-se consultar o otorrinolaringologista, para avaliar o ouvido e indicar o tratamento mais adequado, se necessário.
As principais técnicas para evitar a dor de ouvido no avião são:
1. Manobra de Valsalva: Essa é a principal manobra a ser feita para aliviar a dor de ouvido, pois ajuda a equilibrar novamente a pressão interna do ouvido de acordo com a pressão do ambiente externo.
Para utilizar este método, deve-se inspirar, fechar a boca e apertar o nariz com os dedos e forçar a saída de ar, sentindo uma pressão no fundo da garganta. No entanto, deve-se ter cuidado para não fazer pressão demais ao forçar a saída do ar com o nariz tampado, pois pode piorar a dor.
2. Usar spray nasal: O spray nasal ajuda a liberar a passagem de ar entre os seios nasais e o ouvido, facilitando o reequilíbrio da pressão interna e evitando a dor.
Para ter esse benefício, deve-se usar o spray meia hora antes da decolagem ou do pouso do voo, de acordo com o momento que mais causa incômodo.
3. Mastigar: Mascar chiclete ou mastigar algum alimento também ajuda a equilibrar a pressão no ouvido e prevenir a dor, pois além de forçarem a movimentação dos músculos da face, também estimulam a deglutição, que ajuda a liberar o ouvido da sensação de estar tampado.
4. Bocejar: Bocejar propositadamente ajuda a movimentar os ossos e músculos do rosto, liberando a tuba auditiva e favorecendo a regulação da pressão.
Em crianças, essa técnica deve ser feita ao estimular os pequenos a fazerem caretas e imitarem animais como leões e ursos, que abrem bastante a boca durante o rugido.
5. Usar tampões de ouvido: Usar tampões de ouvido ajudam a igualar a pressão contra o tímpano, de forma lenta, durante a decolagem ou aterrissagem do avião.
Desta forma, o uso de tampões de ouvido pode ajudar a evitar a dor de ouvido no avião.
6. Evitar dormir: Evitar dormir durante a decolagem ou o pouso do voo é importante para evitar a dor de ouvido.
Isto porque ao dormir, o processo de adaptação às mudanças de pressão é mais lento e sem controle, e evita a aplicação das técnicas para evitar a dor de ouvido.
7. Reprogramar a viagem: Nos casos de pessoas que fizeram cirurgias recentes no ouvido, têm infecção no ouvido ou congestão nasal, sinusite ou resfriado comum, para evitar a dor de ouvido no avião, é recomendado reprogramar a viagem para quando estiver melhor de saúde ou ainda viajar de carro ou ônibus, por exemplo.
8. Compressa quente: Colocar uma compressa ou lencinhos quentes no ouvido durante cerca de 10 minutos ajuda a aliviar a dor, e esse procedimento pode ser feito no avião ao pedir à equipe de bordo um copinho com água quente e lenços.