Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Exaustão térmica causou morte de fã durante show de Taylor Swift no Rio; entenda o que é exaustão térmica do corpo

Compartilhe esta notícia:

Ana Clara Benevides tinha 23 anos

Foto: Reprodução/Instagram
(Foto: Reprodução/Instagram)

A jovem Ana Clara Benevides, de 23 anos, fã da cantora Taylor Swift, morreu por exaustão térmica provocada pelo forte calor que fazia na cidade do Rio de Janeiro no dia 17 de novembro. Ela ficou durante todo o dia na fila para entrar no estádio Nilton Santos, onde a artista norte-americana realizou o primeiro de uma série de shows no Brasil.

A causa da morte foi confirmada em um laudo da polícia técnico-científica do Rio de Janeiro. Segundo o documento, o perito que realizou as análises concluiu que “a vítima estava exposta ao calor difuso; que a exposição foi indireta e que a fonte etiológica foi o calor solar; que a evolução clínica aponta fisiopatologia de exaustão térmica (intermação) com quadro hemodinâmico (choque), cardiovascular e comprometimento grave dos pulmões e morte súbita. Sendo assim, a causa da morte se deu por hemorragia alveolar e congestão poli visceral, evolução biodinâmica de exposição difusa ao calor pelo mecanismo de intermação, cuja fonte de calor foi de natureza solar (insolação — ação térmica)”.

O que é a exaustão térmica

Quando os termômetros passam dos 30°C, muitas pessoas relatam sentir diversos tipos de incômodo. Isso porque o suor é a principal forma de dissipar o calor, mas, em excesso, esse processo pode levar à desidratação, sobrecarregando o coração e causando diversas complicações. Cristina Milagre, cardiologista e médica do esporte do Hospital do Coração (Hcor), acrescenta que, diante desse cenário, uma das principais implicações é justamente a exaustão térmica.
“O sistema de termorregulação do corpo segue funcionando, mas não consegue dissipar o calor com a velocidade necessária, o que gera diversos sintomas, como fadiga extrema, tontura, náuseas, vômitos, desmaio e pulso fraco e rápido”, esclarece a especialista.

Mas, segundo ela, sem os cuidados adequados, esse sistema de termorregulação pode entrar em falência. “Nesses casos, a temperatura corporal pode ficar acima de 40°C, resultando em confusão mental, desorientação ou perda de consciência. O quadro pode evoluir para o coma e até óbito”, alerta.

Segundo o Manual MSD, no caso de um quadro de exaustão térmica é aconselhado que a pessoa seja retirada do ambiente quente, faça repouso e reponha líquidos e sais, seja por via oral (com uma bebida esportiva ou uma solução de cerca de um a dois quartos de água contendo duas colheres de chá de sal) ou intravenosa.

Tirar ou desapertar as roupas e umedecer a pele ou aplicar panos úmidos também são medidas que auxiliam no resfriamento do organismo. É importante que um médico seja procurado para orientar o paciente quanto ao tratamento a ser seguido.

O caso

Ana morreu na noite de 17 de novembro, após passar mal durante o show. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde do Rio, ela sofreu uma parada cardiorrespiratória. A jovem era da cidade de Sonora, no interior do Mato Grosso do Sul, e estudava psicologia na Universidade Federal de Rondonópolis.

Ainda de acordo com informações da secretaria, Ana chegou a ser socorrida no posto de atendimento dentro do estádio e, posteriormente, encaminhada ao Hospital Municipal Salgado Filho, onde deu entrada às 20h50min.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Presidente da Argentina ameaça fazer consulta popular se o Congresso não aprovar o “decretaço”
Vinícola Aurora encerra 2023 com 40 medalhas conquistadas em concursos nacionais e internacionais
https://www.osul.com.br/fa-de-taylor-swift-morreu-por-exaustao-causada-pelo-forte-calor-durante-show-no-rio-aponta-laudo/ Exaustão térmica causou morte de fã durante show de Taylor Swift no Rio; entenda o que é exaustão térmica do corpo 2023-12-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar