Domingo, 22 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 28 de dezembro de 2023
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o corpo e a mente precisam descansar por, pelo menos, seis horas por dia. Apesar da ligação em acordar cansado estar associada com o curto período de sono, existem outros fatores que, mesmo com o descanso correto, podem comprometer a disposição no dia seguinte, por exemplo, ansiedade, estresse e preocupação excessiva.
Pedro Coelho, profissional de Educação Física, alerta para os efeitos da má qualidade do sono. “Dormir mal e acordar cansado atinge habilidades cognitivas devido à fadiga física e mental, como o bloqueio de pensamento, tomada de decisões, criatividade, linguagem e outros processos humanos que envolvem o desenvolvimento e conhecimento”, afirma.
Para ter mais ânimo ao despertar, é recomendado incluir práticas de atividades físicas, ter uma alimentação saudável e, é claro, descansar adequadamente durante a noite. A seguir, Pedro lista seis dicas essenciais para ter mais disposição, produtividade e entusiasmo no cotidiano. Confira:
Mantenha uma alimentação saudável
Por causa da correria do dia a dia, os alimentos ultraprocessados e fast food se tornaram um mecanismo de praticidade na vida de muitas pessoas. No entanto, há uma baixa quantidade de nutrientes presente nos valores nutricionais desses produtos que, quando consumidos frequentemente, podem impactar na saúde do organismo e na qualidade do sono.
“O ideal é substituir esses alimentos por refeições que valorizam os diferentes grupos alimentares como frutas, legumes, verduras, grãos, proteínas magras e gorduras boas, optando sempre por alimentos in natura, que não tenham sofrido qualquer tipo de alteração pela indústria. Isso garante, além da melhora na qualidade sono, o aumento de bem-estar e da imunidade”, explica.
Evite dormir logo após a janta
Embora pareça uma ação inofensiva, o hábito de jantar tarde e em seguida dormir pode provocar problemas ao longo do sono, incluindo azia, cansaço, queimação e/ou gastrite. Isso ocore porque o processo digestivo demora mais tempo para processar os alimentos consumidos.
“É recomendado fazer refeições mais leves durante a noite, aproximadamente três horas antes de dormir, para evitar qualquer tipo de problema antes ou enquanto dorme. É uma excelente alternativa para quem deseja evitar acordar cansado”, pontua Coelho.
Inclua atividades físicas na rotina
A atividade física garante benefícios eficazes quando o assunto é melhorar a qualidade do sono e, principalmente, a disposição. “Com a prática de exercícios físicos o corpo fica mais cansado, ajudando a relaxar e a descansar mais, sendo uma ótima opção para quem tem dificuldade para dormir bem e mais cedo, especialmente devido à insônia”, afirma o profissional.
Movimentar-se colabora para o equilíbrio de hormônios como a melatonina, responsável por regular o sono e combater a falta de energia. “Além de apresentar inúmeras vantagens para a saúde mental e emocional”, completa.
Fique longe das telas antes de dormir
“As redes sociais ganham cada vez mais tempo no dia a dia, sendo um hábito de distração, principalmente no período da noite. Esse uso de telas antes de dormir contribui para que a mente fique acordada por mais tempo, atrapalhando a chegada do sono”, destaca.
A luz azul, também chamada de espectro de luz visível, é um tipo de iluminação que atrapalha a produção de melatonina. “Por esse motivo, desligue qualquer tipo de tela de 30 minutos a uma hora antes de se deitar”, recomenda Pedro.
Reduza o consumo de café
O consumo exagerado de cafeína pode prejudicar o sono, influenciando na disposição no dia seguinte. “Durante a noite, é indicado consumir bebidas que não são à base de cafeína, como chás e refrigerantes”, afirma Coelho.
Segundo o profissional, outro ponto relevante é manter a hidratação regular. Afinal, beber água, além de prevenir a desidratação, acelera o metabolismo, favorecendo a reposição de todos os nutrientes e minerais essenciais para o organismo.
Cuide da saúde mental
As diversas obrigações da rotina podem ocasionar estresse e preocupações que nos fazem perder o sono. “Quando essas situações surgem com o risco de causar danos à saúde mental e emocional, a meditação ou yoga podem ser aliadas para amenizar os sentimentos desconfortáveis”, orienta.
Além disso, contar com a ajuda de um psicólogo é fundamental para aprender a lidar com as emoções e os problemas vivenciados nas diversas áreas da vida.