Sexta-feira, 25 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 11 de dezembro de 2015
O Memorial Majestic da Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, recebe, a partir desta sexta-feira (11), a exposição “Libertadores – paixão que nos une”. O evento explora todas as particularidades do campeonato e torna o visitante um espectador real de cada época da competição.
A mostra, que é gratuita para todos os visitantes, organizada pela Cultura Sustentável e tem a colaboração de artistas como Caio Vilela, Marcelo Duarte e Maurício Rito, é realizada pela Bridgestone, patrocinadora máster da Copa Libertadores e dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
A exposição conta com vários ambientes interativos. No chão, adesivos de bola retratados pelo fotógrafo Caio Vilela – que percorreu o mundo registrando o futebol de rua – mesclam o cenário futebolístico com a famosa “pelada”. A mostra ainda apresenta um telão de vídeos, fotos e curiosidades da competição, uma produção do jornalista e criador do Guia dos Curiosos, Marcelo Duarte.
“O futebol para nós, brasileiros, tem como sinônimos a paixão, a emoção e a fidelidade. Uma idolatria que ultrapassa barreiras e permeia nossa vida com as mais diversas sensações”, comenta Fabio Fossen, presidente e diretor-geral da Bridgestone Brasil. “A Bridgestone, por meio de seus produtos, quer estar cada vez mais próxima de seus consumidores compartilhando esses sentimentos”, acrescenta.
Além dos ambientes interativos com totens e tablets, também serão disponibilizados para download gratuito dois aplicativos: um com dados da competição e outro com conteúdo mais extenso sobre a exposição. Para as crianças, foi desenvolvida uma tela exclusiva com conteúdo diferenciado e “quiz” interativo na parede, entre outras ações educativas.
“É uma exposição emblemática que mostra histórias e fatos desconhecidos da maioria do público”, diz Noelly Russo, uma das curadoras do evento. “Apresentamos tudo o que o apaixonado por futebol gostaria de saber sobre a Libertadores”, afirma ela.
Para o diretor da Casa de Cultura Mario Quintana, Emerson Martinez Fortes, “valorizar um dos esportes mais populares do Brasil é, também, uma ação cultural na medida em que proporciona o conhecimento sobre os contextos históricos envolvidos e a participação brasileira nesta história. A passagem da exposição sobre a Copa Libertadores pela CCMQ reflete ainda, uma valorização do público gaúcho, um reconhecimento da importância do local como polo cultural e esportivo”.
A Casa de Cultura Mario Quintana será o terceiro local que receberá a exposição “Libertadores – paixão que nos une”. Anteriormente, ela ficou de março a junho no Museu do Futebol, localizado no estádio do Pacaembu, em São Paulo e, durante os meses de agosto a novembro a mostra esteve no Museu Brasileiro do Futebol, localizado no estádio do Mineirão (MG).
A exposição é baseada no livro homônimo do jornalista Nicholas Vital que neste ano chega a sua 2ª edição. A obra mostra de uma forma bem abrangente a história do campeonato, os grandes craques, infográficos, depoimentos marcantes de jogadores, técnicos, dirigentes e jornalistas que revelam os bastidores, mitos e curiosidades da Copa Bridgestone Libertadores.
Serviço:
Exposição: “Libertadores – paixão que nos une”
Data: 11/12/2015 a 28/02/16
Local: Casa de Cultura Mario Quintana.
Endereço: Rua dos Andradas, 736.
Horário de funcionamento: Terça a sexta das 09h às 21h e finais de semana e feriados das 12h às 21h.
Ingresso: Entrada gratuita.