Quinta-feira, 06 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 5 de janeiro de 2024
O trecho de dois quilômetros entre a Edvaldo Pereira Paiva e a João Pessoa recebeu melhorias, como nova pintura e manutenção do asfalto em alguns pontos, semáforos para ciclistas e guarda-corpos
Foto: Pedro Piegas/PMPAApós quatro meses interditada, um trecho da ciclovia da avenida Ipiranga, em Porto Alegre, foi liberado na manhã dessa sexta-feira (5) para os ciclistas. O trecho de dois quilômetros entre a Edvaldo Pereira Paiva e a João Pessoa recebeu melhorias, como nova pintura e manutenção do asfalto em alguns pontos, semáforos para ciclistas e guarda-corpos.
Durante todo o dia, a equipe da Escola Pública de Mobilidade da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizou uma ação educativa, com o intuito de orientar os ciclistas sobre o uso correto dos espaços e sobre o protocolo criado em dias de alerta de chuva.
“Estabelecemos esse diálogo com os ciclistas para reforçar os itens de segurança necessários, além do protocolo adotado. É fundamental que respeitem as orientações para garantirmos a segurança viária”, destacou o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Junior.
“Esse é um trecho que usamos bastante, sobretudo porque nossa sede é aqui perto. A liberação nos ajuda para que os ciclistas possam vir e retornar às suas casas com segurança”, afirmou Juarez Pereira, coordenador do PedAlegre, ao trafegar no local.
A avenida Ipiranga é uma das mais movimentadas da cidade, onde passam milhares de veículos todos os dias. Três trechos da ciclovia cederam com as fortes chuvas que atingiram a capital gaúcha em setembro. A prefeitura optou por interditar por completo, até que estudos avaliassem o grau de segurança para quem transitava. De acordo com a secretaria de mobilidade urbana, não há previsão de novas liberações. Nos trechos em que permanece a interdição, a orientação para os ciclistas é utilizar o passeio compartilhado com pedestres.
Em caráter emergencial, as bicicletas podem trafegar pelas ruas adjacentes, como Princesa Isabel, São Manoel e Felipe de Oliveira, no bordo da via.