Quarta-feira, 01 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Em primeira semana de pagamentos do IPTU de Porto Alegre, sistema pix foi utilizado por 30% dos contribuintes

Compartilhe esta notícia:

Opção é oferecida para quitação do tributo na capital gaúcha. (Foto: Vinny Vanoni/PMPA)

Nesta primeira semana de liberação das guias do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2024 em Porto Alegre, cerca de 30% dos pagamentos foram realizados por meio do sistema pix. A opção é oferecida pela primeira vez e proporciona menor custo, além de compensação mais rápida que através do código-de-barras, garante a Secretaria Municipal da Fazenda (SMF).

Quase 350 mil guias do tributo foram geradas pelos contribuintes em quatro dias (98,6% das quais de forma on-line). A arrecadação parcial chega a R$ 54,2 milhões.

“Este é o segundo ano do IPTU Digital e percebemos que há muito menos procura pelo atendimento presencial que anteriormente. As pessoas já estão mais confiantes nos serviços digitais, nossos canais são intuitivos e rápidos. Incentivamos ainda o uso do pix, rápido e seguro”, ressalta o titular da SMF, Rodrigo Fantinel.

Desconto de até 11%

O desconto máximo para quem quitar o tributo até o dia 8 de fevereiro é de 11%, somando-se as vantagens oferecidas pela prefeitura. Esse índice inclui o abatimento de 5% para a quitação antecipada, mais 3% para quem mantém seus tributos municipais em dia e outros 3% para quem inseriu o número do CPF nas notas fiscais de serviços (3% para mais de 24 comprovantes, 2% para 13 a 24 comprovantes e 1% para sete a 12 comprovantes).

Para propriedade em nome de pessoa jurídica, é oferecido mais 4% de abatimento se o imóvel estiver em conformidade às suas respectivas obrigações fiscais.

Já quem pagar o imposto a partir de 9 de fevereiro não fará jus ao desconto. Mas poderá optar pelo parcelamento em dez vezes sem juros – a primeira parcela terá como data-limite o dia 8 de março. Essa e outras informações podem ser conferidas no site do IPTU.

Titular da SMF, Rodrigo Fantinel acrescenta: “Não há necessidade de correr, pois a data-limite é 8 de fevereiro e o valor não muda, seja efetuando o pagamento em 2 de janeiro ou no vencimento”.

Como obter a guia

O “doc” pode ser baixado nas plataformas digitais da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF). A forma mais prática é pelo whatsapp (51) 3433-0156 (opção 4), que gera o documento em até 2 minutos e permite o pagamento por meio do sistema pix ou de código-de-barras.

Também é possível obter o boleto por meio do site prefeitura.poa.br/iptu ou do aplicativo “156+POA”. Outra alternativa é o recebimento por e-mail, desde que tenha sido feito cadastro com tal finalidade.

Já os idosos que necessitam receber a guia de forma impressa podem fazer o pedido ao mesmo número de whatsapp. Para cidadãos sem acesso a meios digitai é oferecida a alternativa de retirada da guia em uma das 17 subprefeituras da capital gaúcha (os endereços também são informados no site), bem como nos seguintes locais:

– Agência Tudo Fácil Zona Norte (avenida Assis Brasil nº 2.611, bairro Cristo Redentor).

– Agência Tudo Fácil Zona Sul (avenida Wenceslau Escobar nº 2.666, bairro Tristeza).

– Centro de Referência do Idoso (avenida João Pessoa nº 1.105, bairro Azenha).

– Loja de Atendimento da SMF (Travessa Mario Cinco Paus s/nº, Centro Histórico).

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Porto Alegre lidera ranking nacional de empreendimentos inovadores
Hospital de Clínicas de Porto Alegre realiza pela primeira vez um exame capaz de identificar doenças raras em curto prazo e com maior exatidão
https://www.osul.com.br/em-primeira-semana-de-pagamentos-do-iptu-de-porto-alegre-sistema-pix-foi-utilizado-por-30-dos-contribuintes/ Em primeira semana de pagamentos do IPTU de Porto Alegre, sistema pix foi utilizado por 30% dos contribuintes 2024-01-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar