Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 7 de janeiro de 2024
Na madrugada deste domingo (7), a Guarda Municipal de Porto Alegre prendeu em flagrante três pichadores que agiam no chamado “Trecho 3” da orla do Guaíba, próximo ao Parque Marinha do Brasil (bairro Praia de Belas). Eles haviam sido flagrados por câmeras do Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic), cujos operadores acionaram uma patrulha da corporação.
Os envolvidos têm idades de 22 e 23 anos. Um deles foi abordado ao vandalizar uma das pistas de skate da área, enquanto outro transportava sprays e outros materiais. Já o terceiro agiu de forma hostil aos agentes de segurança acabou preso por desobediência.
Todos foram encaminhados à 2ª Delegacia de Pronto-Atendimento (DPPA) da capital gaúcha, onde o caso foi registrado. Além do sistema de videomonitoramento, o combate a esse e outros tipos de crime conta com a ajuda da população.
Combate
Qualquer cidadão pode relatar situações suspeitas às autoridades, por meio do telefone 153 ou do aplicativo “165+POA”. A central funciona 24 horas por dia e aceita ligações anônimas, o que garante sigilo ao denunciante.
“A orla do Guaíba é um dos espaços mais importantes para a população e também um dos locais mais monitorados da cidade. Essa ação contra pichadores foi possível graças à agilidade da Guarda Municipal e dos operadores do Ceic”, enaltece o secretário-adjunto de Segurança, Comissário Zottis.
(Marcello Campos)