Terça-feira, 26 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 14 de janeiro de 2024
Chuva atingiu principalmente a Zona Norte do Rio no sábado e na madrugada de domingo (14).
Foto: ReproduçãoAs forte chuva que atingiu a Zona Norte do Rio de Janeiro e cidades da Região Metropolitana entre o sábado (13) e este domingo causaram 11 mortes. De acordo com autoridades, uma pessoa permanece desaparecida. Ruas ficaram alagadas e houve problemas nas operações de linhas de ônibus e metrô.
A Defesa Civil registrou mais de 30 bolsões d’água nas vias principais da cidade, 15 pontos de alagamento e cinco quedas de árvores. A avenida Brasil ficou alagada nos dois sentidos, na altura de Irajá, e foi interditada durante a madrugada.
Pela manhã ainda havia registro de chuva em diversos bairros da Zona Norte, e o prefeito Eduardo Paes pediu que as pessoas evitem a região. Há previsão de novas precipitações nas próximas horas.
Transtornos
Bombeiros atenderam mais de 150 ocorrências em todo o Estado até as 7h. Foram registrados alagamentos e queda de árvores. Ao menos 29 sirenes foram acionadas em 16 comunidades desde o sábado. Alguns concursos e provas marcados para o fim de semana foram cancelados.
Moradores foram orientados a deixarem suas casas. Os pontos de apoio já conhecidos nas comunidades foram abertos por agentes comunitários de Defesa Civil.
Em Niterói, na Região Metropolitana, a cidade entrou em alerta máximo às 2h15min, e foram acionadas sirenes em oito comunidades. A Defesa Civil também recomendou que os moradores evitem deslocamentos no município.
A chuva também causou problemas em linha do Metrô. estações dos bairros da Pavuna, Engenheiro Rubens Paiva, Acari, Fazenda Botafogo e Coelho Neto foram temporariamente fechadas no início da manhã deste domingo.