Sábado, 04 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
24°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Prefeitura de Porto Alegre decreta situação de emergência após temporal

Compartilhe esta notícia:

O documento foi publicado em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa).

Foto: Cesar Lopes/PMPA
O documento foi publicado em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). (Foto: César Lopes/PMPA)

O prefeito Sebastião Melo anunciou nesta quarta-feira (17) um decreto de emergência devido aos estragos causados pelo temporal com fortes ventos e chuvas da noite passada.

O documento foi publicado em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), dispensando de licitação a aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, entre outras medidas para minimizar os danos.

“Por meio do decreto, encurtamos o caminho para a contratação de serviços na cidade. O nosso foco é o restabelecimento da rotina para os porto-alegrenses, buscando ouvir e atender as comunidades”, disse o prefeito Sebastião Melo.

A secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSurb) contabilizava 250 árvores caídas em Porto Alegre nesta tarde, sem contar os parques e praças da Capital. Diversos serviços da Prefeitura de Porto Alegre tiveram de suspender ou restringir o atendimento nesta quarta em razão da falta de energia elétrica ou de estragos causados pelo temporal.

Em caso de ocorrências emergenciais nas residências, como destelhamentos e queda de árvores ou acolhimento provisório, é importante que a comunidade informe as demandas pelo aplicativo de celular 156, WhatsApp 156 (5134330156), 156web ou telefone 156.

Água – O fornecimento de energia foi restabelecido nas Estações de Água Tratada (ETAs) Menino Deus e São João, que estão em operação juntamente com a ETA Belém Novo. No entanto, em razão do longo período de desabastecimento, a retomada das atividades será gradual – podendo se estender nas partes mais afastadas da rede. As equipes da CEEE Equatorial seguem trabalhando para normalizar os serviços das ETAs Moinhos de Vento, Ilhas e Tristeza. Dez das 22 Casas de Bombas de Águas Pluviais também estão sem luz.

Trânsito – Até 16h30, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) somava 131 ocorrências de bloqueios totais ou parciais em vias de Porto Alegre. Ao todo, 103 semáforos estavam fora de operação devido à falta de energia.

Doações – Quem quiser ajudar pode doar água, das 9h às 17h, no térreo do Centro Administrativo Municipal, na rua Gen. João Manoel, 157, no Centro Histórico.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Tempestade faz avião dar sete voltas antes de pousar no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre
Após temporal em Porto Alegre, EPTC reforça serviço de devolução de placas de veículos encontradas
https://www.osul.com.br/prefeitura-de-porto-alegre-decreta-situacao-de-emergencia-apos-temporal/ Prefeitura de Porto Alegre decreta situação de emergência após temporal 2024-01-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar