Domingo, 12 de janeiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Após temporal, prefeito de Porto Alegre decreta situação de emergência e pede doação de telhas e motosserras

Compartilhe esta notícia:

Cidade teve ao menos 250 árvores caídas em espaços públicos. (Foto: Marcello Campos/O Sul)

O prefeito Sebastião Melo publicou na edição dessa quarta-feira (17) do Diário Oficial de Porto Alegre um decreto de emergência devido aos estragos associados ao temporal com fortes ventos que atingiu várias cidades gaúchas na noite anterior. Ele também pediu à população doações de motosserras para auxiliar na desobstrução de vias públicas atingidas por quedas de árvores.

A situação de emergência permite, por exemplo, dispensar a necessidade de licitação em compras de materiais e contratação de serviços para minimizar os impactos da ocorrência climática.

“Nosso foco é o restabelecimento da rotina dos porto-alegrenses, buscando ouvir e atender as comunidades”, ressaltou o chefe do Executivo ao anunciar a iniciativa. Ele também percorreu áreas afetadas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSurb), a cidade contabilizava no fim da tarde um total de 250 árvores caídas em ruas, parques e praças. Diversos serviços municipais foram suspensos ou tiveram o atendimento restrito ao longo do dia por causa da falta de energia elétrica ou de estragos diversos.

Até as 16h30min, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) contabilizava 131 ocorrências de bloqueio total ou parcial em vias de Porto Alegre. Também foram registrados 103 casos de semáforos inativos.

Já o fornecimento de energia foi restabelecido nas Estações de Água Tratada (ETA) dos bairros Menino Deus e São João, que estão em operação juntamente com a unidade Belém Novo e atendem várias outras partes da capital gaúcha.

Devido ao longo período de desabastecimento, as atividades são retomadas de modo gradual, em alguns casos podendo apresentar maior demora ns partes mais afastadas da rede.

Equipes da CEEE Equatorial continuam trabalhando para normalizar os serviços das Estações do Moinhos de Vento,  Triteza e ilhas do Guaíba. Ao todo, dez das 22 casas de bombas de águas pluviais também estavam sem luz.

Em caso de ocorrências emergenciais nas residências, como destelhamentos e queda de árvores ou acolhimento provisório, é importante que a comunidade informe as demandas pelo telefone 156, aplicativo para celular, whatsapp (51) 3433-0156 e sistema 156web.

Também é possível ajudar com doações de água potável. A entrega deve ser feita no período das 9h às 17h no térreo do Centro Administrativo Municipal. Endereço: rua General João Manoel nº 157 (entre as ruas Sete de Setembro e Siqueira Campos (Centro Histórico).

Apelo

Ao pedir empréstimos e doações de motosserras, Sebastião Melo reiterou a informação sobre centenas de árvores caídas em vias públicas. O apelo foi feito por meio das redes sociais:

“Fazemos um apelo à sociedade para o empréstimo ou doação de motosserras para ajudar a prefeitura na recuperação da cidade. São centenas de árvores de pequeno e grande porte que precisam ser retiradas e limpas. A vida só tem sentido se ela for comunitária!”.

Em postagem horas mais tarde, ele enalteceu a resposta da população ao pedido: “Recebemos a doação de mais de 2 mil telhas para os atingidos e o empréstimo de motosserras para se somar às que já temos em operação nas ruas”. Também informou uma equipe do Exército ajudará nos trabalhos de reconstrução da capital gaúcha.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Preso em regime fechado, ex-anestesista pode não conseguir cursar faculdade
Energia solar no Brasil recebeu quase R$ 60 bilhões de investimentos em 2023
https://www.osul.com.br/apos-temporal-prefeito-de-porto-alegre-decreta-situacao-de-emergencia-e-pede-doacao-de-telhas-e-motosserras/ Após temporal, prefeito de Porto Alegre decreta situação de emergência e pede doação de telhas e motosserras 2024-01-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar