Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Procuradoria-Geral da República diz que ex-deputado Roberto Jefferson foi relevante para a “engrenagem” do 8 de janeiro

Compartilhe esta notícia:

O procurador-geral também afirmou que Jefferson utilizou a estrutura partidária do PTB para atacar instituições.

Foto: Reprodução
O procurador-geral também afirmou que Jefferson utilizou a estrutura partidária do PTB para atacar instituições. (Foto: Reprodução)

O procurador-geral da República, Paulo Gonet Filho, defendeu nessa quinta-feira (18), que uma ação onde o ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB) é acusado de crimes previstos na Lei de Segurança Nacional seja julgada no bojo dos processos dos atos de 8 de janeiro que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo Gonet, o ex-parlamentar foi um “elo relevante” para a “engrenagem” dos ataques aos prédios dos Três Poderes.

Em 2022, o STF tornou Jefferson réu pelas supostas práticas de calúnia e racismo, além de incitação a crimes previstos na antiga Lei de Segurança Nacional. À época, a Corte determinou a remessa do caso para a Justiça Federal do Distrito Federal. Para a Procuradoria-Geral da República (PGR), as denúncias vinculam o ex-parlamentar com os inquéritos do 8 de janeiro.

“Os fatos imputados ao réu Roberto Jefferson podem ser vistos como elo relevante nessa engrenagem que resultou nos atos violentos de 8 de janeiro de 2023″, afirmou Paulo Gonet.

O procurador-geral também afirmou que Jefferson utilizou a estrutura partidária do PTB, sigla presidida pelo ex-deputado entre 2016 e 2021, para atacar as instituições democráticas.

“Essa perspectiva se fortalece na consideração de que se atribui ao réu, além de haver utilizado parte da estrutura partidária financiada pelo erário para fragilizar as instituições da República, ter formulado publicamente túrbidos ataques verbais contra instituições centrais da República democrática, num esforço que a visão deste momento permite situar como estratégia dirigida a fomentar movimento de rompimento condenável da ordem política”, pontuou o procurador-geral.

Vínculo

No último dia 5, o ministro Moraes, que é o relator das ações referentes ao 8 de janeiro no STF, protocolou um despacho questionando se a ação que julga Jefferson deve ser apreciada pela Corte Máxima. Segundo o magistrado, não restam dúvidas sobre a “vinculação direta” de Jefferson com “os atos criminosos que resultaram na invasão e depredação” dos prédios dos Três Poderes.

No documento, Moraes pontua que a determinação do Supremo que enviou a ação para a Justiça do DF foi feita antes de outra decisão da Corte. Após o 8 de janeiro, foi fixada a competência do STF para conduzir os inquéritos sobre supostos crimes de atos terroristas, ameaça, perseguição, associação criminosa armada, golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito cometidos durante os ataques antidemocráticos.

Com a manifestação favorável da PGR, a competência do STF para julgar Jefferson será discutida pelo plenário da Corte. O Supremo está em recesso desde o dia 20 de dezembro e deve retornar às suas atividades no início de fevereiro.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Controladoria-Geral da União conclui que certificado de vacinação de Bolsonaro é falso
As promessas da CEEE Equatorial para melhorar o atendimento aos gaúchos
https://www.osul.com.br/procuradoria-geral-da-republica-diz-que-ex-deputado-roberto-jefferson-foi-relevante-para-a-engrenagem-do-8-de-janeiro/ Procuradoria-Geral da República diz que ex-deputado Roberto Jefferson foi relevante para a “engrenagem” do 8 de janeiro 2024-01-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar