Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 14 de dezembro de 2015
A SMS (Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre) confirma ter sete casos de infecção por zika vírus em investigação laboratorial, sendo seis notificados neste mês de dezembro, e um em outubro passado. No bairro Menino Deus, agentes da SMS realizarão visitas domiciliares para busca criteriosa de criadouros de mosquitos e orientação à população sobre a eliminação nas proximidades da Rua Costa, a partir de segunda-feira. A situação de cada caso está sendo analisada para a definição das ações de controle vetorial.
Trechos da rua Demétrio Ribeiro, da avenida Borges de Medeiros e da rua Coronel Fernando Machado também receberão aplicação de inseticida nesta segunda-feira (14). A ação da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde acontece por causa da suspeita de caso de zika vírus na região. No local já foi realizada ação de controle vetorial, com busca e eliminação de criadouros e orientação aos moradores, por agentes de combate a endemias da Secretaria Municipal de Saúde.
Outros cinco casos investigados, notificados em junho, julho e agosto, foram descartados. Os resultados negativos dos exames chegaram à CGVS no final desta semana. Por indicação do Ministério da Saúde, a partir deste mês, as coletas da Capital e do RS para exames laboratoriais para zika vírus passarão a ser enviados para o laboratório da Fiocruz em Curitiba, no Paraná, o que deve diminuir o prazo de investigação. Até agora, as amostras eram enviadas para o laboratório do Instituto Evandro Chagas, do Pará.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul