Domingo, 27 de abril de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias Senador quer investigar a Agência Brasileira de Inteligência, Polícia Federal e Controladoria-Geral da União por “abuso de autoridade”

Compartilhe esta notícia:

Esperidião Amin (PP-SC) diz que órgãos negam informações aos Parlamento. (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O senador Esperidião Amin (PP-SC), que é membro da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso Nacional (CCAI), quer abrir uma investigação da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU) por abuso de autoridade. O senador vai levar a proposta para os colegas da comissão assim que o Congresso retomar os trabalhos normais.

Segundo Amin, a CCAI enviou ofícios à Abin, à PF, CGU e Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo os documentos sobre a investigação do suposto esquema e investigação ilegal por meio de rastreamento de celulares de autoridades. O senador informou que Abin, PF e CGU negaram as informações. Já o STF nem respondeu ao ofício.

O suposto monitoramento de milhares de políticos, ministros de tribunais e outras autoridades teria sido realizado pela Abin por meio do sistema conhecido como FirstMile. O software comprado pelo governo de Michel Temer e utilizado por três anos da gestão de Jair Bolsonaro, usava de GPS para monitorar irregularmente a localização de celulares de servidores públicos, políticos, policiais, advogados, jornalistas e até mesmo juízes.

A CCAI tem como objetivo fazer a fiscalização e o controle interno e externo das atividades de inteligência e contrainteligência desenvolvidas no Brasil e no exterior, especialmente pelos componentes do Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN). A comissão tem a finalidade de assegurar que tais atividades sejam realizadas em conformidade com a Constituição Federal.

Senador vê complô

Esperidião quer investigar os órgãos envolvidos por não cumprirem determinação do Congresso. “Há um complô de abuso de autoridades. A solução é abrir uma investigação por abuso de autoridade: CGU, Abin e Polícia Federal”, diz o senador.

Esperidião demonstrou irritação com a atitude dos órgãos envolvidos. “O Congresso nacional está proibido de saber de coisas que dizem respeito ao controle de atividade de inteligência, revogando uma lei e uma constituição. É muito grave a situação. Na abertura do Congresso vamos tratar disso. Estamos sendo tungados como instituição. A República está sendo bloqueada no esclarecimento da verdade”.

Amin não poupou o STF, que para ele “está tomando decisões pontuais, sequenciais, de acordo com seu desejo”, disse. “A sociedade brasileira é joguete de uma camuflagem, nossas demandas são sempre bloqueadas”, disse o senador.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

O que se sabe sobre o software espião usado pela Abin
Heranças de Pelé e Zagallo geram brigas milionárias; entenda os casos
https://www.osul.com.br/senador-quer-investigar-a-agencia-brasileira-de-inteligencia-policia-federal-e-controladoria-geral-da-uniao-por-abuso-de-autoridade/ Senador quer investigar a Agência Brasileira de Inteligência, Polícia Federal e Controladoria-Geral da União por “abuso de autoridade” 2024-01-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar