Terça-feira, 26 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 29 de janeiro de 2024
Viajar de férias e relaxar: para dois casais, o sonho de descanso se tornou um pesadelo quando eles descobriram câmeras espiãs instaladas nos quartos, apontadas para as camas. O caso mais recente, noticiado esta semana, foi o de um casal paulista que se hospedou em um flat em Porto de Galinhas, região turística de Pernambuco.
Se antes uma das principais preocupações ao alugar uma hospedagem era o conforto, agora também é preciso ficar atento para não ser vítima desse tipo de crime.
Mas não é fácil detectar câmeras escondidas em imóveis, como aconteceu com o casal de turistas. A começar pelo tamanho desses aparelhos. Geralmente minúsculas, essas câmeras podem estar escondidas em vários objetos de uma casa. “Em qualquer ponta de parafuso dá para fazer isso”, afirma o detetive particular Wilson Teixeira, dono da WT Investigação.
O consultor de segurança Sebastião Santos ressalta que é preciso observar todo e possível dispositivo que possa estar direcionado para o centro da cama onde você vai estar. “Todas as possibilidades de equipamento que possam estar te monitorando, te filmando, te identificando, você deve verificar se naquele ponto, direcionado pra sua cama, possa estar algum equipamento”, explica.
Segundo ele, televisores, modem de internet, tomadas, luminárias, até em pequenas entradas do ar condicionado, por exemplo, podem esconder uma câmera. Preste atenção especial ao banheiro e ao quarto, onde as imagens comprometedoras podem ser filmadas, bem como aos detectores de fumaça e eletrodomésticos, esconderijos comuns. Verifique também pinturas, relógios, vasos de flores e até brinquedos.
Uma dica importante é ligar a lanterna do celular e inspecionar todos os pontos. Fazer foto e vídeo usando o flash também. Se houver alguma câmera escondida, a tendência é que haja um reflexo de luz.
Aplicativos
Existem hoje aplicativos de celular que dizem detectar câmeras escondidas. Os principais conseguem, por exemplo, detectar quais equipamentos estão conectados à rede wi-fi local, mas em um ambiente desconhecido é difícil suspeitar de algum aparelho.
Mas o que fazer quando encontrar uma câmera espiã? A advogada Chiara de Teffé explica que a primeira coisa a fazer é gravar, registrar a situação, tirar fotos e até mesmo fazer um vídeo. “Faça prova do dano que você sofreu, faça um boletim de ocorrência, procure o proprietário desse imóvel, procure a empresa que intermediou essa relação, ingresse com um processo cível, com um processo penal cabível”, orienta.