Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Últimas Sam Altman, líder da empresa que apresentou o ChatGPT ao mundo, teme que “desalinhamentos sociais” façam inteligência artificial dar “terrivelmente” errado

Compartilhe esta notícia:

Altman acrescentou que a IA ainda está em sua infância.

Foto: Reprodução
Altman acrescentou que a IA ainda está em sua infância. (Foto: Reprodução)

Sam Altman não está tranquilo sobre a tecnologia com a qual trabalha todos os dias. O CEO da OpenAI afirmou nesta terça-feira (13) que os perigos que o mantém acordado à noite em relação à inteligência artificial (IA) são os “desalinhamentos sociais muito sutis” que podem fazer com que os sistemas causem estragos.

Falando na Cúpula Mundial de Governos em Dubai, nos Emirados Árabes, por meio de uma chamada de vídeo, Altman reiterou seu apelo para que um órgão como a Agência Internacional de Energia Atômica seja criado para supervisionar a IA, que provavelmente está avançando mais rápido do que o mundo espera.

“Há algumas coisas ali que são fáceis de imaginar e que realmente podem dar errado. E não estou muito interessado nos robôs assassinos que andam pelas ruas e que podem dar errado”, disse Altman. “Estou muito mais interessado nos desalinhamentos sociais muito sutis em que temos esses sistemas na sociedade e, sem nenhuma má intenção específica, as coisas dão terrivelmente errado.”

No entanto, Altman enfatizou que o setor de IA, como a OpenAI, não deveria estar no comando quando se trata de criar regulamentações que regem o setor.

“Ainda estamos em um estágio de muita discussão. Todos no mundo estão realizando uma conferência. Todo mundo tem uma ideia, um documento de política, e tudo bem”, disse Altman. “Acho que ainda estamos em um momento em que o debate é necessário e saudável, mas, em algum momento nos próximos anos, acho que temos que avançar para um plano de ação com adesão real em todo o mundo.”

O sucesso da OpenAI fez com que Altman se tornasse o rosto público da rápida comercialização da IA generativa – e dos temores sobre o que pode vir com a nova tecnologia.

Por sua vez, Altman disse que ficou animado ao ver que as escolas, onde os professores temiam que os alunos usassem a IA para escrever trabalhos, agora adotam a tecnologia como crucial para o futuro. Mas ele acrescentou que a IA ainda está em sua infância.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Últimas

Em Porto Alegre, mulher morre em colisão de carro contra árvore na avenida Nilo Peçanha
Foragido da Justiça gaúcha usa documento falso para tentar despistar policiais durante festa de Carnaval em São Paulo
https://www.osul.com.br/sam-altman-lider-da-empresa-que-apresentou-o-chatgpt-ao-mundo-teme-que-desalinhamentos-sociais-facam-inteligencia-artificial-dar-terrivelmente-errado/ Sam Altman, líder da empresa que apresentou o ChatGPT ao mundo, teme que “desalinhamentos sociais” façam inteligência artificial dar “terrivelmente” errado 2024-02-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar