Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 13 de fevereiro de 2024
Pelo segundo Carnaval consecutivo, os desfiles das escolas de samba de Porto Alegre nas arquibancadas do Complexo Cultural do Porto Seco (Zona Norte) terão entrada franca, exceto nos camarotes e outros setores especiais. O evento está marcado para os dias 23 e 24 (sexta e sábado) deste mês.
Os ingressos poderão ser retirados diretamente no sambódromo, no dia das apresentações, sempre a partir do horário de abertura dos portões (18h). De acordo com a prefeitura, a distribuição terá como critério a ordem de chegada – respeitando-se a capacidade do espaço em receber o público.
“A ideia é oportunizar que um público maior possa prestigiar a festividade do início ao fim dos desfiles”, ressalta a presidente do comitê-executivo do evento. “Queremos garantir que as arquibancadas tenham o máximo de ocupação desde o início até o fim das apresentações, evitando que parte do público se desloque para o sambódromo apenas no horário do desfile da sua escola, o que acaba impedindo que mais pessoas assistam ao Carnaval.”
Já para os setores especiais, como camarotes, os ingressos são vendidos por meio do site sympla.com.br. Os valores variam de R$ 1,5 mil a R$ 6 mil para os camarotes. A prefeitura ressalta que muitos desses espaços já estão com lotação esgotada.
Confira, a seguir, a cronograma dos desfiles das escolas de samba das séries Prata e Ouro, além das Tribos.
Sexta-feira (23)
– 20h: União da Tinga.
– 21h: Império da Zona Norte.
– 22h: Academia de Samba Praiana.
– 23h: Samba Puro.
– Meia-noite: Copacabana.
– 1h10: Bambas da Orgia.
– 2h20: Imperatriz Dona Leopoldina.
– 3h30: Fidalgos e Aristocratas.
– 4h40: Acadêmicos de Gravataí.
Sábado (24)
– 20h: Império do Sol;
– 21h: Protegidos de Princesa Isabel;;
– 22h: Filhos de Maria;
– 23h: Unidos da Vila Mapa;
– Meia-noite: Unidos de Vila Isabel;
– 1h10: União da Vila do IAPI;
– 2h20: Estado Maior da Restinga;
– 3h30: Imperadores do Samba;
– 4h40: Realeza.
Complexo Cultural
Enquanto isso, prosseguem os trabalhos no Complexo Cultural do Porto Seco, onde mais de 100 operários trabalham há uma semana na montagem das estruturas do evento. O serviço de montagem é executado pela empresa Impacto Vento Norte Produções Técnicas, vencedora de licitação com essa finalidade.
A prefeitura garante que o cronograma está dentro do previsto, prevendo a conclusão da montagem na próxima terça-feira (20). Além dos camarotes, a infra-estrutura contará com 200 banheiros químicos, área para a Brigada Militar e segurança privada, unidade de saúde e duas ambulâncias, bem como espaço para estúdios de rádio e cabines de imprensa.
(Marcello Campos)