Sexta-feira, 17 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 16 de dezembro de 2015
O desligamento do sinal analógico em Rio Verde (GO), que estava previsto para 29 de novembro, foi prorrogado para 15 de fevereiro de 2016, anunciou nessa terça-feira o ministro das Comunicações, André Figueiredo.
A cidade de 200 mil habitantes foi escolhida como piloto ao processo de digitalização da televisão brasileira, que prevê a extinção da transmissão analógica até 31 de dezembro de 2015. Mas, por falta de adequação dos moradores de Rio Verde, o início dessa digitalização foi adiado.
Segundo portaria do Ministério das Comunicações, o sinal analógico só poderá ser interrompido quando 93% dos domicílios estiverem preparados para a conversão – meta ainda não alcançada pelo município.
Pesquisas realizadas uma semana antes do prazo inicial indicavam que apenas 68% da população local estava adaptada para receber o sinal digital. “Uma semana depois os levantamentos apontaram um aumento de dez pontos percentuais, ou seja, 78% dos domicílios estavam preparados para o desligamento do analógico”, apontou o ministro.
Para atingir ao menos 93% dos domicílios necessários, o governo – que já distribuiu conversores a famílias beneficiadas pelo Bolsa Família – garantirá a gratuidade dos aparelhos aos domicílios que integram o Cadastro Único.