Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 22 de fevereiro de 2024
Localizado na Zona Norte de Porto Alegre, o Complexo Cultural do Porto Seco recebe nesta sexta-feira (23) e sábado os desfiles das escolas de samba das séries Ouro e Prata, além das Tribos. A abertura dos portões está programada para as 18h e a programação vai das 20h às 5h50min, com uma expectativa de público em torno de 6 mil pessoas em cada dia de evento.
A infraestrutura está pronta. São quatro arquibancadas, camarotes e outros setores especiais. Completam a lista 200 banheiros químicos, área para a Brigada Militar e segurança privada e unidade de saúde com duas ambulâncias, além de cabines de imprensa.
Após vistoria técnica nessa quinta-feira (22), o Corpo de Bombeiros deu o sinal-verde à realização do evento no que se refere à prevenção de incêndio e outros itens de segurança – escadas de acesso, corrimãos, sinalização, saídas de emergência e condições das arquibancadas, camarotes e pista de desfile.
Ingressos
Os ingressos para as arquibancadas são gratuitos, com retirada diretamente no sambódromo a partir do horário de abertura dos portões (18h). A distribuição tem como critério a ordem de chegada, respeitando-se a capacidade de lotação dos espaços.
Já para os camarotes e setores especiais os ingressos são vendidos por meio do site sympla.com.br. Os valores variam de R$ 1,5 mil a R$ 6 mil (para acesso ao sambódromo nos dois dias de desfiles), mas diversas áreas já estão com lotação esgotada desde o início da semana.
Sexta (23)
– 20h: União da Tinga.
– 21h: Império da Zona Norte.
– 22h: Academia de Samba Praiana.
– 23h: Samba Puro.
– Meia-noite: Copacabana.
– 1h10: Bambas da Orgia.
– 2h20: Imperatriz Dona Leopoldina.
– 3h30: Fidalgos e Aristocratas.
– 4h40: Acadêmicos de Gravataí.
Sábado (24)
– 20h: Império do Sol.
– 21h: Protegidos de Princesa Isabel.
– 22h: Filhos de Maria.
– 23h: Unidos da Vila Mapa.
– Meia-noite: Unidos de Vila Isabel.
– 1h10: União da Vila do IAPI.
– 2h20: Estado Maior da Restinga.
– 3h30: Imperadores do Samba.
– 4h40: Realeza.
Participação especial
No site prefeitura.poa.br, são detalhados os enredos e demais aspectos de cada escola de samba para os desfiles, que terão dois blocos especiais na passarela: o da Sustentabilidade e o da Saúde.
O primeiro é formado por servidores do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e convidados, totalizando cerca de 500 foliões sob o embalo de uma bateria de escola de samba. Eles estarão na pista às 19h para reforçar a divulgação de temas como a correta separação de lixo.
Já o bloco da Saúde terá cerca de 100 trabalhadores levando dicas e cuidados sobre qualidade de vida. No enredo, tópicos como bem-estar, práticas saudáveis e cuidados relativos a vacinação contra doenças como gripe e covid, além da prevenção de infecções sexualmente transmissíveis.
(Marcello Campos)