Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 20 de fevereiro de 2024
Tenente Portela é o município que apresenta o maior número de casos de dengue no Rio Grande do Sul em 2024.
Foto: Divulgação/SESO governo do Rio Grande do Sul enviará uma força-tarefa para apoiar o enfrentamento à dengue em Tenente Portela, Redentora, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e demais municípios da Região Noroeste, nesta quarta (21), quinta (22) e sexta-feira (23). As equipes realizarão reuniões e visitas in loco nas comunidades durante os três dias.
Tenente Portela é o município que apresenta o maior número de casos de dengue no Rio Grande do Sul em 2024. Conforme os dados mais recentes que constam no Painel da Dengue, o Rio Grande do Sul tem cinco óbitos devido à doença.
Entre as estratégias, está a técnica de Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI-Aedes), que prevê a aplicação de inseticida em áreas de repouso dos insetos. O método é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelos Centros para o Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos. Estudos em outros países demonstraram que, após uma única aplicação, há uma redução sensível ao longo dos meses no número de casos de doenças transmitidas pelo Aedes.
Outro foco da ação estará no reforço das orientações e da capacitação de profissionais de saúde da atenção primária e da rede ambulatorial e hospitalar sobre diagnóstico e tratamento.
Agenda
* Quarta-feira (21) – 15h às 17h – reunião em Frederico Westphalen;
* Quinta-feira (22) – visitas a Tenente Portela (manhã) e Redentora (à tarde);
* Sexta-feira (23) – 8h30 às 10h30 – reunião com gestores em Palmeira das Missões.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul