Terça-feira, 26 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 21 de fevereiro de 2024
O desmatamento da floresta amazônica teve queda de 60% em janeiro, em comparação ao mesmo período de 2023.
Foto: ReproduçãoO desmatamento da floresta amazônica teve queda de 60% em janeiro, em comparação ao mesmo período de 2023. De acordo com dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) divulgados nesta quarta-feira (21), este é o décimo mês consecutivo de redução no desmatamento.
O monitoramento por imagens de satélite mostra que a área devastada em janeiro de 2024 foi de 79 km². Em janeiro do ano anterior, a floresta perdeu 198 km² para o desmatamento.
Em dezembro, a destruição registrada havia sido de 108 km². Apesar da queda, o desmatamento observado em janeiro equivale à perda de mais de 250 campos de futebol por dia de floresta.
Os dados são do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do instituto. O sistema detecta áreas desmatadas em imagens de satélites de toda a Amazônia Legal e leva em conta degradações florestais o que ocorreram em áreas a partir de 1 hectare, o que equivale a aproximadamente 1 campo de futebol.
A Amazônia Legal é a região que corresponde a 59% do território brasileiro e que engloba a área de 9 Estados – Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e uma parte do Maranhão.
O resultado de janeiro é o menor registrado para o mês desde 2018. Na época, o sistema mostrou que 70 km² da Amazônia foram desmatados.
Todos os estados da Amazônia Legal registraram queda no desmatamento em relação ao ano anterior.