Segunda-feira, 30 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 26 de fevereiro de 2024
Localizada na Zona Norte de Porto Alegre, a região do 4º Distrito dará início à chamada “Rota Oficial do Polo Cervejeiro” da cidade. A iniciativa será celebrada com um evento na rua Almirante Tamandaré nº 10 (entre Voluntários da Pátria e Conselheiro Travassos), das 14h às 21h do próximo domingo (3)
Cerca de 20 produtores da bebida em diversas bairros, tais como Anchieta, São Geraldo, Passo D’Areia e Sarandi, participarão por meio da venda e divulgação de seus produtos, fornecidos na ocasião em mais de 100 torneiras – a expectativa de consumo ao longo do dia é de aproximadamente 40 mil litros. Também estarão presentes estandes de alimentação e DJs para garantir a trilha sonora.
A “Rota Oficial do Polo Cervejeiro” é uma iniciativa da Associação Gaúcha de Microcervejarias (AGM), com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDet), aplicativo Remembeer e incorporadora ABF Developments. A produção do evento fica por conta do QuartoPoa.
Iniciativa similar às de outras cidades brasileiras, a Rota Oficial tem por finalidade estimular o desenvolvimento econômico e a competitividade entre os protagonistas do segmento, gerando emprego e renda. A entidade organizadora e seus associados pretendem realizar outras ações promocionais ao longo do ano.
Ações turísticas em parceria com as cervejarias também estão no radar, comenta a titular da SMDet, Júlia Evangelista Tavares: “O lançamento da Rota Oficial do Polo Cervejeiro dá início a um movimento institucional que propõe melhorar o ecossistema produtivo local e aumentar a sinergia produtiva entre os empreendedores do ramo e as diversas regiões da cidade”.
O presidente da AGM, Filipe Bortolini, emenda: “Estamos falando em educar e encantar nosso público, de compartilhar a riqueza da cultura cervejeira, de abrir portas para o empreendedorismo, gerar empregos e estimular a economia de uma forma sustentável e responsável”.
Destaque
Porto Alegre é a segunda cidade brasileira com o maior número de cervejarias. Também ocupa a vice-liderança nacional em quantidade de registros de cervejas (1.805).
Atualmente, são 47 produtores artesanais em uma cadeia de valor que emprega mais de 530 pessoas, com salário médio 60% acima do mínimo nacional. A maioria dos empreendimentos (47%) está localizada no 4º Distrito, que abrange os bairros Farrapos, Floresta, Humaitá, Navegantes e São Geraldo.
(Marcello Campos)