Sexta-feira, 29 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 17 de dezembro de 2015
O FC Twente, um clube de futebol profissional da Holanda, se tornou o mais recente alvo de um grupo que vem causando incômodos ao futebol profissional de todo o planeta, recorrendo a táticas semelhantes às do caso Wikileaks. O grupo divulgou documentos privados relacionados a clubes de futebol de Portugal, Inglaterra, Espanha, França, Luxemburgo, Mônaco e outros países.
No caso do Twente, o site conhecido como Football Leaks publicou ofícios que expunham acordos financeiros entre o clube e uma agência com diversos interesses futebolísticos, entre os quais uma controversa divisão que investe em jogadores. Os documentos, que não eram para exposição pública, parecem retratar um relacionamento no mínimo insalubre e, na pior das hipóteses, configurando violação dos regulamentos nacionais e internacionais do futebol.
“A primeira coisa que pensei foi um palavrão”, disse Richard Peters, assessor do Twente. O Football Leaks não existia, até setembro, mas teve efeito inegável sobre o mundo do futebol, divulgando inúmeros documentos que deveriam ter sido mantidos em sigilo, tudo isso com a intenção de expor o mundo muitas vezes nebuloso das finanças futebolísticas.