Terça-feira, 24 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 4 de março de 2024
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Em se tratando de ESOCIAL, essa lógica é garantia de MULTAS e muita INCOMODAÇÃO
Não é novidade para ninguém que EMPREENDER NO BRASIL não é para amadores. ABRIR, MANTER e até FECHAR uma empresa é literalmente um ATO DE CORAGEM em um país que cerca a jornada empreendedora com um conjunto de variáveis econômicas, políticas, culturais, sociais, governamentais e legais tão complexa que grande parte das empresas NÃO SOBREVIVE AOS PRIMEIROS 5 ANOS de vida.
Se em um contexto já conhecido empreender é desafiador…….. imagina o tamanho do desafio que o DESCONHECIDO impõe para a relação entre Empresários, Colaboradores, Governo e a gestão dos negócios.
Essa é a essência do contexto disruptivo que o ESOCIAL, o CRUZAMENTO DE INFORMAÇÕES, a INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, a LGPD e a CULTURA EMPRESARIAL estão criando para o empreendedorismo de uns anos para cá e, embora estejamos só no começo, os impactos já estão sendo sentidos diariamente na gestão de todas as empresas do Brasil.
O ESOCIAL – Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas foi criado pelo Governo Federal em 2014 com o objetivo de consolidar informações dos colaboradores em uma única plataforma. Ter consciência da complexidade da Plataforma Digital do Governo e o impacto que ela tem no dia a dia dos Empresários, Contadores e Gestores em relação ao levantamento, organização e acompanhamento das informações que devem ser lançadas pelas empresas fará você FICAR ESPERTO e evitar ACHISMOS na hora de construir um planejamento estratégico dos seus negócios que seja capaz de eliminar riscos e garantir o sucesso neste marco da gestão das empresas no nosso País.
A partir do ESOCIAL, a fiscalização e o controle do governo sobre a rotina das empresas assumiu patamares inéditos e quem passou a ser o agente fiscalizador é o PRÓPRIO EMPRESÁRIO que deve evidenciar que tem tudo o que a lei pede dentro da empresa através do lançamento de comprovantes na plataforma do governo.
NÃO TEM SOLUÇÃO PRONTA. Cada empresário é único, cada empresa é única…… mas o ESOCIAL para funcionar precisa de PADRÕES DE INFORMAÇÃO, quem não estiver nos padrões irá automaticamente CHAMAR A ATENÇÃO e como consequência direta terá que lidar com TRANSTORNOS OPERACIONAIS e MULTAS tanto relacionadas aos lançamentos das informações na plataforma, como também com os órgãos relacionados a legislação Trabalhista, Previdenciária e Fiscal.
Por isso é importante rever a forma de gerenciar seus negócios, se manter informado, fortalecer a integração com a Contabilidade, o Jurídico e o Prestador de Serviços de SST (Saúde e Segurança Ocupacional), pois você precisa ter clareza sobre a realidade da sua empresa (rotinas de gestão, relações de trabalho, tecnologia), quais os critérios do Esocial que ela deve atender e como está a geração de informações técnicas na rotina de trabalho dela. Não subestime o impacto do ESOCIAL, não é o momento de buscarmos aplicar o “jeitinho brasileiro” de fazer as coisas, ou de fórmulas prontas vendidas por “oportunistas de plantão”, afinal não existe jeito fácil para atender um projeto governamental de longo prazo como o ESOCIAL, pois cada empresa tem suas peculiaridades e é de responsabilidade do DONO assegurar o bom andamento dela neste cenário disruptivo provocado pelo ESOCIAL.
LEMBRE-SE, O ACHISMO É INIMIGO DO EMPREENDEDOR!!! Peque pela ação e não pela omissão. Verifique se os Laudos PGR, LTCAT e PCMSO estão em dia, avalie se as ações propostas nestes fazem parte da rotina de gestão da sua empresa. Se reúna com sua Contabilidade, com seu Jurídico e com a Consultoria de SST para debater ideias e soluções que contribuam para que juntos vocês possam garantir o correto lançamento das informações no ESOCIAL.
Em se tratando de ESOCIAL a única forma de garantir resultados satisfatórios é gerenciando sua empresa de forma totalmente integrada com a Contabilidade, Consultoria de SST e Jurídico.
Gustavo Ferreira, Co Founder Grupo FRONT, Ceo Innovativa, VP Voahub.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.