Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 4 de março de 2024
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, lembrou ontem que a sua luta em defesa do direito de propriedade, e contra invasões criminosas no campo, teve início em 1986, com a criação da União Democrática Ruralista. Caiado, atual governador de Goiás, tem recebido reconhecimento nacional pelos índices de crescimento do seu Estado, e pela defesa intransigente do direito de propriedade nos termos da lei. Candidato à presidência da República em 1989, Caiado, médico oriundo de uma tradicional família de produtores rurais, foi eleito para a Câmara dos Deputados com a maior votação de Goiás, e depois chegou ao senado. Governador eleito e reeleito no primeiro turno, e nome cogitado para a disputa da sucessão presidencial em 2026, ele recebeu ontem o Troféu Brasil Expodireto como Destaque do Agronegócio Nacional, entregue pelo governador Eduardo Leite, e pelo presidente da Expodireto Cotrijal, Nei Mânica. Foi durante o evento promovido pela Rede Pampa e seus parceiros, em Carazinho. A premiação tradicionalmente abre a feira e reconhece personalidades, empresas e entidades que se destacaram no último ano, impulsionando o Rio Grande do Sul como uma potência mundial no segmento. A Expodireto Cotrijal, com cobertura completa dos veículos da Rede Pampa, chega à sua 24ª edição com programação nos cinco dias de feira, de 4 a 8 de março, em Não-Me-Toque
Líder do Republicanos cobra cumprimento de acordo para votar projeto da irrigação
O deputado estadual Delegado Zucco, líder da bancada do Republicanos, cobrou ontem o cumprimento de um acordo, segundo ele firmado em 20 de dezembro do ano passado, pelo qual o projeto de sua autoria, que flexibiliza o código ambiental estadual e permite a construção de barragens e açudes para irrigação quando declarado pelo município a utilidade pública e interesse social, seria o primeiro a ser votado no reinício das atividades do legislativo este ano.
Zucco lembra que “esse projeto de lei já foi retirado da pauta de votação por 6 vezes na Assembleia Legislativa Gaúcha. Ninguém consegue entender qual interesse em não aprovar projeto tão importante para agricultura gaúcha tendo vista as constantes estiagens que prejudicam a agricultura e pecuária”.
Paulo Zulkoski venceu eleição, e CNM continuará independente
O risco da Confederação Nacional dos Munícipios tornar-se uma entidade “chapa branca” de apoio irrestrito ao governo foi afastado sexta-feira, com a Vitória da Chapa Independente, liderada pelo gaúcho Paulo Ziulkoski. A Chapa “CNM Independente” venceu as eleições da Confederação Nacional de Municípios para a Gestão 2024-2027 com 55,61% dos votos, enquanto a chapa CNM com Renovação registrou 44,10% dos votos; 0,21% votaram em branco e 0,08% nulo. A eleição para escolha dos integrantes do Conselho Diretor, do Conselho Fiscal e do Conselho de Representantes Regionais ocorreu de forma eletrônica e contou com a participação de 3.755 Municípios.
Ciro Gomes sugere que Lula reduza viagens trabalhe no Brasil
O ex-governador do Ceará e candidato à Presidência da República nas duas últimas eleições, Ciro Gomes (PDT) sugeriu ao presidente Lula, focar os esforços no Brasil e não no exterior. Ciro afirmou em entrevista à CNN, que diria: “larga de querer ser popstar estrangeiro e venha trabalhar aqui” se Lula lhe pedisse um conselho.
Nota técnica do Ministério da Saúde sobre aborto, irrita bancada evangélica
Eli Borges (PL-TO) líder da bancada Evangélica na Câmara dos Deputados, referiu-se à ministra da Saúde Nísia Trindade dizendo que ela só ‘arruma problemas’ contra pautas conservadoras. A nova “trapalhada” do Ministério da Saúde nesta semana, com a publicação e posterior suspensão da nota técnica sobre procedimentos permitidos pela lei para o aborto legal nos serviços de saúde em qualquer período da gestação, reacendeu o apetite de deputado Arthur Lira em indicar alguém para a vaga da ministra.
O poder de Arthur Lira
O presidente da Câmara Arthur Lira, a quem cabe deliberar solitariamente sobre os pedidos de impeachment, não tem do que se queixar de Lula: ele já controla dois ministérios e toda diretoria da Caixa Econômica Federal.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.