Domingo, 12 de janeiro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Brasileiros estão entre os socorridos de avião que perdeu altitude subitamente na Nova Zelândia

Compartilhe esta notícia:

Pelo menos 50 pessoas ficaram feridas após o avião perder altitude subitamente.

Foto: LATAM/Divulgação
Ao todo, 13 pessoas foram levadas ao hospital, e apenas duas delas ainda estão recebendo atendimento, mas sem correr risco de morte. (Foto: LATAM/Divulgação)

Dois brasileiros estão entre os passageiros socorridos em um voo da Latam entre a Austrália e a Nova Zelândia nesta segunda-feira (11), informou a companhia aérea.

O avião perdeu altitude subitamente, fazendo alguns tripulantes e passageiros baterem a cabeça no teto. Conforme testemunhas, havia manchas de sangue no interior da aeronave.

Ao todo, 13 pessoas precisaram ser levadas ao hospital, segundo a Latam informou em nota. Entre elas estão três membros da tripulação e 10 passageiros: os dois brasileiros mencionados, um francês, quatro australianos, um chileno e dois neozelandeses.

De acordo com a companhia aérea, a maioria dos feridos já recebeu alta, e apenas um passageiro e um membro da tripulação precisaram receber assistência adicional, mas não correm risco de morte. A empresa não informou a nacionalidade do passageiro que ainda está sob cuidados.

A companhia aérea disse que o avião sofreu um “forte chacoalhão” e que a causa do incidente ainda está sob investigação. A Latam informou ainda que está trabalhando junto com as autoridades competentes para dar apoio às investigações.

O voo fazia a rota entre Sydney (Austrália) e Santiago (Chile), com uma escala em Auckland (Nova Zelândia). Durante o trecho entre a Austrália e a Nova Zelândia, passageiros relataram ter sentido uma perda súbita de altitude, fazendo com que pessoas fossem lançadas ao teto da cabine.

Um avião pode mudar de altitude subitamente em razão, por exemplo, de uma turbulência ou da necessidade de descida rápida por uma descompressão. A Latam não informou as causas do incidente.

Segundo a empresa, um “evento técnico” causou um forte movimento do Boeing 787 que fazia o voo. Apesar do incidente, o pouso ocorreu dentro do horário programado.

Em depoimento ao jornal “NZ Herald”, um passageiro conta que o avião “simplesmente caiu” em pleno voo: “Não havia turbulência, a gente estava voando suavemente o tempo todo. Eu cochilei e, por sorte, estava com meu cinto de segurança”, diz o homem identificado como Brian Jokat.

Ele relata que viu um passageiro próximo “voando” e batendo no teto. “Eu pensei que estava sonhando. Abri meus olhos e ele estava de costas no teto, olhando pra mim. Parecia ‘O Exorcista’.”

“Os passageiros começaram a gritar. Eu senti como se o avião tivesse embicado pra baixo. Parecia que ele estava no topo de uma montanha-russa”, afirma Jokat, ao jornal.

Por causa do ocorrido, o voo até Santiago acabou sendo cancelado. Uma nova viagem foi marcada para terça-feira (12). A empresa disse que fornecerá hospedagem e alimentação aos passageiros.

Nota da Latam
A LATAM Airlines Group relata que o voo LA800, operando na rota Sydney-Auckland-Santiago, com 263 passageiros e 9 membros da tripulação de voo e de cabine, experimentou um forte chacoalhão durante o voo, cuja causa está atualmente sob investigação. A aeronave, um B787 com registro CC-BGG, pousou às 16h26min no horário local no Aeroporto de Auckland (00h26min no horário de Brasília), conforme programado.

Como resultado do incidente, 10 passageiros do Brasil (2), França (1), Austrália (4), Chile (1) e Nova Zelândia (2), além de 3 membros da tripulação de cabine, foram levados a um centro médico para confirmar sua condição de saúde, com a maioria sendo liberada logo em seguida. Apenas um passageiro e um membro da tripulação de cabine necessitaram de atenção adicional, mas sem risco de vida.

A LATAM está trabalhando em coordenação com as autoridades competentes para apoiar as investigações sobre o incidente.

Para os passageiros que continuam sua jornada para Santiago, Chile, o voo LA1130 foi programado para 12 de março de 2024, com partida de Auckland às 20h00 no horário local. A LATAM forneceu aos passageiros afetados alimentação, acomodação e transporte devido ao cancelamento do voo.

A prioridade do Grupo LATAM Airlines é apoiar os passageiros e membros da tripulação do voo, e pedimos desculpas por qualquer inconveniente e desconforto que esta situação possa ter causado. Eles também reiteram seu compromisso com a segurança como um valor inegociável dentro de seus padrões operacionais.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

INSS faz mutirão de avaliação para reabilitação profissional no Brasil
Felipe Massa abre processo para ser reconhecido campeão da F-1 de 2008
https://www.osul.com.br/brasileiros-estao-entre-os-socorridos-de-aviao-que-perdeu-altitude-subitamente-na-nova-zelandia/ Brasileiros estão entre os socorridos de avião que perdeu altitude subitamente na Nova Zelândia 2024-03-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar