Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 13 de março de 2024
Maior rede social profissional do mundo com mais de 1 bilhão de usuários globalmente e mais de 70 milhões só no Brasil.
Foto: ReproduçãoAs inovações tecnológicas têm causado uma transformação significativa nos conceitos socioeconômicos e nas estruturas organizacionais. Esse cenário tem impulsionado as corporações a integrarem novas tecnologias em seus processos, visando promover a coesão entre diferentes áreas e equipes para alcançar resultados sustentáveis e significativos. O departamento de Recursos Humanos está cada vez mais envolvido nesse contexto, sendo diretamente impactado pelas mudanças enquanto apoia o desenvolvimento do negócio e da organização no ambiente digital atual.
Uma das tecnologias que está revolucionando as atividades de RH é a Inteligência Artificial (IA), por meio de processos digitais que automatizam diversas tarefas, incluindo o Recrutamento e Seleção (R&S). A IA desempenha um papel crucial na formação de equipes de alto desempenho, reduzindo erros de contratação, otimizando a alocação de talentos e agilizando os processos, o que resulta em economia de custos. No entanto, o volume de currículos recebidos para uma vaga e a falta de padronização podem dificultar a análise por parte dos profissionais de RH, impedindo que todos os candidatos sejam avaliados de forma justa e adequada. Nesse contexto, a IA pode ser um importante caminho na seleção dos candidatos mais indicados para a posição disponível.
Neste contexto, o Linkedin pode ser um grande aliado dos recrutadores e candidatos, e aqui não estou falando em aplicar para posições encontradas na plataforma e sim o que fazer para ser encontrado por recrutadores através do sistema de IA, desta que é a maior rede social profissional do mundo com mais de 1 bilhão de usuários globalmente e mais de 70 milhões só no Brasil.
O LinkedIn é uma rede social que auxilia tanto organizações que desejam atrair os melhores talentos, quanto profissionais que estão em busca de novas oportunidades na carreira.
Porém, não basta ter um perfil no LinkedIn para se beneficiar do poder dessa rede social corporativa. É necessário usá-lo de forma estratégica, saber o que preencher no para aumentar as chances de ser encontrado por recrutadores.
Como turbinar
Existem quatro categorias de perfil: iniciante, intermediário, avançado e campeão. Ter um perfil campeão é fundamental para aumentar sua visibilidade aos olhos dos recrutadores. Isso ocorre porque, quando o recrutador usa a ferramenta LinkedIn Recruiter, os perfis campeões são destacados nas primeiras páginas. Analogamente à pesquisa no Google, onde tendemos a olhar apenas as primeiras páginas, os recrutadores fazem o mesmo. Portanto, ter um perfil campeão coloca você na posição privilegiada de ser considerado primeiramente e incluído na shortlist do recrutador.
Para ter um perfil campeão, é necessário preencher sete itens. São eles: Foto do perfil, Localidade, Setor, Sobre, Experiências, Formação acadêmica e Competências. Você pode pedir para IA te ajudar a preencher esses espaços.