Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 14 de março de 2024
Sem tripulantes, missão durou cerca de uma hora e foi a mais longa até agora, mas cápsula acabou se destruindo perto de retornar à Terra
Foto: ReproduçãoA SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, fez nesta quinta-feira (14) o terceiro voo teste da Starship, a maior nave do mundo. Não havia tripulantes.
Mesmo com a SpaceX tendo perdido o contato com a nave no final da jornada, quando, segundo a empresa, ela se encaminhava para retornar à órbita terrestre, este foi o lançamento mais bem-sucedido da missão até agora.
Os dois primeiros, realizados em 2023 e também sem ninguém a bordo, terminaram com explosões pouco depois da decolagem. Desta vez, ainda de acordo com a SpaceX, o foguete Super Heavy, que impulsionou a Starship, conseguiu se desacoplar da cápsula sem maiores problemas.
E, pela primeira vez, a Starship chegou a realizar quase toda a jornada programada de 1 hora de voo. Minutos antes de dizer que havia perdido o contato com a cápsula, a SpaceX informou que ela estava em curso para retornar à Terra. Mas a empresa disse que a nave acabou sendo destruída nesse processo. O objetivo era que, após o trajeto, ela voltasse para a órbita e caísse no Oceano Índico.
Lançamento
O lançamento ocorreu por volta das 10h25, na base aérea da SpaceX em Boca Chica, no Texas (EUA). O lançamento atrasou porque a equipe teve que retirar algumas embarcações que estavam paradas no Golfo do México.
O novo teste acontece quatro meses após a segunda tentativa. Os outros dois experimentos acabaram com explosões dos foguetes poucos minutos após a decolagem. Além disso, mais cedo, o tempo nublado e as condições de vento também preocuparam a equipe da SpaceX.