Domingo, 22 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 15 de março de 2024
A homenagem, proposta pelo vereador Tiago Albrecht, foi realizada no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre.
Foto: Leonardo Lopes/CMPAO economista Paulo Afonso Pereira é o mais novo Cidadão de Porto Alegre. O título, concedido pela Câmara Municipal de Porto Alegre por proposição do vereador Tiago Albrecht (Novo), foi entregue nesta quinta-feira (14) em sessão solene realizada no Plenário Otávio Rocha. A cerimônia foi conduzida pelo presidente do Legislativo da capital, vereador Mauro Pinheiro (PL).
Albrecht descreveu a trajetória do empresário com a frase do escritor Erico Verissimo: “‘Existem dois tipos de viajantes: os que viajam para fugir e os que viajam para buscar”. Essa frase parece que resume bem a sua trajetória. Um homem que viajou para buscar o seu próprio sonho, o sustento de sua família e acabou com isso gerando sustento para centenas de outras famílias e escolheu fazer isso através do empreendedorismo, através da geração de emprego num país que está, de certa forma, de ponta cabeça”. De acordo com o vereador, homenagear Pereira é condecorar empreendedores que geram renda, pagam impostos e que são as verdadeiras autoridades.
Pereira agradeceu a todas pessoas envolvidas na concessão do título de Cidadão pela consideração do seu nome. “Fico honrado, envaidecido e orgulhoso por essa honraria”, declarou na tribuna. Relatou sua trajetória e fidelidade aos ideais que sempre lhe guiaram na vida, os quais defende até hoje, como a liberdade econômica para empresários e a não intervenção do Estado. “Onde me realizei foi nessa cidade”, confessou o homenageado ao falar de sua vida em Porto Alegre.
História
Paulo Afonso Pereira, natural de Cruz Alta, atua profissionalmente há 51 anos na área de propriedade industrial, sendo atualmente sócio da PAP Marcas e Patentes. Cônsul honorário da Etiópia no RS, ex-diretor e ex-presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial, presidiu a comissão interministerial do governo brasileiro que idealizou a atual lei de marcas e patentes, além de atuar como árbitro da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual em disputas referentes ao domínio de sítios na internet.
Foi também presidente da Associação Comercial de Porto Alegre, vice-presidente da Federasul, vogal da Junta Comercial do Estado do RS e hoje é conselheiro de diversas entidades, tais como o Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre, a Santa Casa de Misericórdia, Associação Beneficente Kinder, Instituto Cultural Americano, Conselho Superior da Federasul e da Associação Comercial de Porto Alegre, bem como vice-presidente do Instituto da Criança com Diabetes (ICD).