Domingo, 27 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 18 de dezembro de 2015
A exposição excessiva aos raios solares pode trazer malefícios à saúde, como envelhecimento precoce, manchas e até câncer de pele. Por isso, a proteção solar é tão importante. Durante o verão, os efeitos nocivos do sol afetam principalmente a pele da face, pescoço, colo e braços, que são as partes mais expostas do corpo.
Os raios UV (ultravioletas) são prejudiciais à pele e existem dois tipos principais: o UVA, que penetra mais profundamente e é o maior responsável pelo envelhecimento e manchas, e o UVB, que penetra menos, e é responsável também pelas manchas e pelo câncer de pele.
Para se proteger desses raios, a médica gaúcha Gianna Zaffari Frey recomenda os seguintes cuidados: aplicar filtro solar com fator de proteção adequado para o seu tipo de pele e espalhar em camadas fartas pelas áreas mais afetadas, pelo menos 20 minutos antes da exposição e reaplicando a cada três horas; usar barreiras físicas como chapéu, bonés e camisas de tecido escuro ou com filtro UV, para evitar a radiação solar; ficar em ambientes frescos e com roupas leves; tomar muita água e hidratar a pele; evitar o excesso de exposição ao sol das 10h às 16h, período do pico de radiação UVB.
Médica Gianna Zaffari Frey dá dicas para se proteger do sol. (Crédito: Reprodução)
Existem filtros modernos com grande aderência na pele e que saem pouco dentro da água. Por isso, crianças devem sempre usá-los, principalmente quando na praia ou piscina. As pessoas que têm a pele muito oleosa ou com espinhas, devem usar filtros ou hidratantes leves em gel ou sem óleo, para evitar o agravamento da acne. Já os pacientes que possuem manchas escuras (melasma ou cloasma) devem ter cuidado redobrado com o sol e usarem filtros com FPS mínimo 60. (Com Gianna Zaffari Frey)