Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Conheça o submarino que será lançado por Lula e pelo presidente francês e terá Janja como madrinha

Compartilhe esta notícia:

O novo submarino será equipado com mísseis, torpedos e sensores modernos, segundo a Marinha do Brasil

Foto: Divulgação
O novo submarino será equipado com mísseis, torpedos e sensores modernos, segundo a Marinha do Brasil (Foto: Divulgação)

O submarino Tonelero (S42) será batizado e lançado ao mar na quarta-feira (27) em Itaguaí, no Rio de Janeiro, em um evento que terá a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do seu colega francês Emmanuel Macron.

O Tonelero faz parte do Prosub (Programa de Desenvolvimento de Submarinos), fruto de uma parceria entre o Brasil e a França firmada em 2008, cujo orçamento é de cerca de R$ 40 bilhões.

O novo submarino será equipado com mísseis, torpedos e sensores modernos, segundo a Marinha do Brasil. Após ser colocado na água, ele deverá ainda passar por uma fase de testes para avaliar os sistemas de combate e navegação, bem como a sua estabilidade no mar. O plano inicial previa que o Tonelero entraria em operação já em 2020.

O Tonelero é equipado com seis turbos de armas capazes de lançar torpedos, mísseis antinavio e minas. O Sistema de Combate do submarino tem ainda sensores acústicos, eletro-ópticos e óticos, além de equipamentos de guerra eletrônica.

Seguindo uma tradição naval, a primeira-dama Janja será a madrinha do submarino no evento de quarta-feira. Em dezembro de 2018, no lançamento ao mar do Riachuelo, a ex-primeira-dama Marcela Temer cumpriu o mesmo papel, assim como, em 2020, fez Adelaide Chaves Azevedo e Silva, mulher do então ministro da Defesa, Fernando Azevedo.

O Prosub prevê a transferência de tecnologia francesa para a construção de embarcações nacionais. Por isso, o Tonelero guarda semelhanças com os submarinos da classe Scorpène. O modelo brasileiro, no entanto, é maior do que o francês, tendo 71 metros de comprimento e um deslocamento submerso de 1.870 toneladas. Dotado de quatro motores a diesel e um elétrico, ele tem uma autonomia de mais de 70 dias, podendo atingir mais de 250 metros de profundidade. A tripulação do Tonelero será composta de oito oficiais, 35 militares e 27 praças.

O Tonelero é um dos quatro submarinos movidos a propulsão convencional desenvolvidos no âmbito do Prosub. Outros dois já foram concluídos e entregues: o Humaitá, em janeiro deste ano, e o Riachuelo, incorporado à esquadra da Marinha em setembro de 2022. O último desses novos submarinos convencionais é o Angostura, ainda em fabricação. No entanto, a principal embarcação militar desenvolvida dentro do programa é o Álvaro Alberto, o submarino de propulsão nuclear da Marinha, previsto para ser concluído no final da década, após diversos atrasos.

A Marinha justifica o investimento bilionário na nova frota de submarinos como um meio de garantir o que chama de “negação do uso do mar” — ou seja, a proteção dos mares brasileiros de forças inimigas, segundo a Estratégia Nacional de Defesa. O objetivo é a proteção da chamada Amazônia Azul, área de 5,7 milhões de km² que inclui o mar territorial e a Zona Econômica Exclusiva do Brasil.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Robinho já está na Penitenciária de Tremembé para cumprir pena de nove anos em regime fechado por estupro
Falta de acesso à água potável atinge 33 milhões de brasileiros
https://www.osul.com.br/conheca-o-submarino-que-sera-lancado-por-lula-e-pelo-presidente-frances-e-tera-janja-como-madrinha/ Conheça o submarino que será lançado por Lula e pelo presidente francês e terá Janja como madrinha 2024-03-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar