Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 22 de março de 2024
Ele vai cumprir a pena de 9 anos no Brasil.
Foto: Bruno Cantini/AtléticoO ex-jogador Robinho foi preso na quinta-feira (22) pelo crime de estupro coletivo realizado na Itália em 2013. Ele vai cumprir a pena de 9 anos no Brasil. O caso repercutiu na imprensa internacional.
Após o STJ (Superior Tribunal de Justiça) ter aprovado a homologação da sentença realizada pela justiça italiana, a defesa de Robinho solicitou habeas corpus enquanto ainda pretende recorrer.
Pouco antes da detenção, porém, o ministro Luiz Fux, rejeitou o pedido e manteve a autorização para que o ex-jogador fosse preso.
Veja as manchetes de jornais europeus sobre o caso:
The Guardian (Inglaterra)
“Jogador de futebol brasileiro Robinho é preso após condenação por estupro”.
BBC (Inglaterra)
“Ex-jogador brasileiro Robinho é preso para cumprir pena de estupro”.
The Sun (Inglaterra)
Ex-estrela do Manchester City Robinho é PRESO após juízes definirem que ele vai cumprir no Brasil a sentença de nove anos por estupro”.
El País (Espanha)
Jogador Robinho é preso para cumprir pena de nove anos por estupro coletivo.
La Reppublica (Itália)
Robinho preso no Brasil: deve cumprir a pena por estupro realizado em Milão.
Corriere Della Sera (Itália)
Robinho preso, vai para a prisão no Brasil por estupro.
Cela de 8m²
Robinho passará os dez primeiros dias na Penitenciária de Tremembé II, a 160 quilômetros de São Paulo, em um regime de inclusão. O procedimento é padrão quando um novo interno chega à penitenciária. Após esse período, o ex-jogador poderá ser integrado aos demais detentos.
A cela em que Robinho está tem oito metros quadrados, sendo 2mx4m. Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP-SP), o espaço é destinado para até duas pessoas. O ex-jogador contudo, está sozinho até o momento. Esse local serve para introdução ao cárcere. A Resolução 144 de 2010 da SAP-SP define que o período de inclusão pode durar até 10 dias. Depois, há o tempo de observação, de até 20 dias. Portanto, é possível que um detento passe um mês isolado dos demais. Conforme nota da secretaria, Robinho passará 10 dias na cela separada, antes de ser integrado à penitenciária.
Durante o período de observação, depois da inclusão, o ex-jogador tem direito a audiência com o advogado que o representa, José Eduardo Alckmin. Neste momento, Robinho também passa a ter direito a visitas de até duas horas.
Já entre obrigações, a resolução prevê medidas logo na entrada, para quem é transferido ou preso pela Polícia Federal, como o corte de cabelo com pente número 2 nas laterais e pente número 4 na parte superior. Barba e bigode também devem ser raspados.