Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 5 de abril de 2024
Vítimas tiveram que deixar as suas casas devido a graves ameaças em Alvorada
Foto: Polícia Civil/DivulgaçãoA Polícia Civil deflagrou, na manhã desta sexta-feira (5), a Operação Onzenário para prender uma quadrilha que praticava agiotagem e extorsão em Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Durante a ação, os policiais cumpriram três mandados de prisão preventiva e seis de busca e apreensão em Porto Alegre e Cachoeirinha. Três criminosos foram presos.
“Em de outubro 2023, chegou ao conhecimento da Polícia Civil, por intermédio de diversas ocorrências policiais, que ao menos quatro pessoas passaram a ser vítimas de extorsão, em virtude de dívidas contraídas com agiotas, principalmente na região de Alvorada. Em princípio, um valor global de R$ 72.500 era cobrado por diversos criminosos e incompatível com o valor emprestado”, informou a Polícia Civil.
As vítimas passaram a receber contatos de extorsão, via ligações telefônicas e mensagens de texto e de vídeo, por meio de aplicativos de mensagens, além da criação de perfis falsos em redes sociais. Nas mensagens, destaca-se o conhecimento dos criminosos sobre a rotina das vítimas, locais de moradia e veículos que possuíam.
“Tudo isso, utilizado pelos extorsionários em tom ameaçador, de morte e agressões diversas. Nesse contexto, houve ainda a invasão de um salão de beleza em Alvorada, pertencente a uma das vítimas de extorsão, onde objetos foram subtraídos. Agravando ainda mais a situação, houve a necessidade de que as vítimas deixassem seus locais de moradia, pois sofriam ameaças de invasão a qualquer momento. Para tanto, contaram com apoio da Polícia Civil para a retirada de objetos pessoais e bens de valor”, explicou a polícia.