Segunda-feira, 18 de novembro de 2024
Por Bruno Laux | 6 de abril de 2024
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Ameaça por e-mail
A deputada Laura Sito (PT) relatou nesta sexta-feira, nas redes sociais, que recebeu um e-mail de cunho racista e xenofóbico, no qual foi ameaçada de morte. A parlamentar registrou o ocorrido na Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância e adiantou que o caso está sendo investigado pela Polícia Civil. “A violência política é algo que nos acompanha diariamente enquanto parlamentares e mulheres negras nesse país. Nós precisamos constituir um pacto em toda a sociedade para que a gente possa enfrentar de fato, e de frente, essa realidade, que infelizmente é cotidiana no exercício democrático dos nossos mandatos”, destacou Laura.
CPI da Energia
O vice-presidente da Assembleia gaúcha, Paparico Bacchi (PL) voltou a defender, nas redes sociais, a instalação de uma CPI na Casa para investigar as concessionárias de energia do RS. O parlamentar criticou as afirmações do governador Eduardo Leite sobre a necessidade de ampliar a arrecadação para garantir a fiscalização das entidades, afirmando que o contexto passa por problemas de gestão. “O governador Eduardo Leite defende um estado com mais aumento de impostos para tentar resolver o problema, mas acredito, seriamente, que o RS precisa é de gestores mais competentes. A CPI da Energia Elétrica pode nos trazer muitas informações que ainda estão pendentes por parte do Governo do RS, com mais uma assinatura vamos conseguir torná-la possível”, destacou Paparico.
Comitê da Estiagem
O líder do Parlamento gaúcho, Adolfo Brito (PP), se reuniu nesta sexta-feira com os secretários estaduais Artur Lemos, da Casa Civil, e Ronaldo Santini, do Desenvolvimento Rural, para dialogar sobre o futuro do Comitê da Estiagem. O parlamentar abordou o processo de reativação e reformulação do colegiado, que concentra os principais atores vinculados aos setores agrícola e ambiental do RS, para debater, tecnicamente, ideias sobre reservação de água, irrigação e piscicultura.
Números preocupantes
O deputado Airton Lima (Podemos) celebrou nesta semana, no plenário da Assembleia, a diminuição no índice de violência contra as mulheres no RS. Apesar dos resultados positivos, o parlamentar destaca que o Estado permanece diante de uma situação “séria e complicada” em relação ao número de casos de ataques contra o público feminino. Airton destacou que conduzirá, na próxima semana, uma audiência pública sobre a temática na Câmara de Vereadores de Carazinho. “Será a 26ª audiência para debater o assunto. Precisamos chamar a atenção da sociedade para uma pauta que envolve a todos”, afirma o deputado.
Educação cívico-militar
O deputado Gustavo Victorino (Republicanos) entregou nesta sexta-feira a indicação de uma emenda parlamentar de R$100 mil para a Escola Estadual de Ensino Médio Cívico-Militar Nossa Senhora Aparecida, em Tramandaí. O montante, repassado ao prefeito do município, Luiz Carlos Gauto, será destinado para a aquisição de material permanente e equipamentos à instituição de ensino. “A escola cívico-militar não é de nenhum parlamentar, o modelo foi idealizado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e pertence aos estudantes, que sairão daqui profissionais de várias áreas e levarão o respeito, a disciplina e o amor pelo Brasil”, defende Victorino.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.