Segunda-feira, 18 de novembro de 2024
Por Bruno Laux | 7 de abril de 2024
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Questionamentos mantidos
Mesmo após a prisão dos fugitivos de Mossoró (RN), a Comissão de Segurança Pública da Câmara manteve o convite para o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, dar explicações sobre o caso. O colegiado quer questionar o chefe ministerial sobre o valor investido nas operações de busca e as falhas que viabilizaram a fuga criminosa na Penitenciária Federal.
Busca custosa
Os 50 dias de busca dos dois fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró custaram cerca de R$6 milhões aos cofres do governo federal. O montante, divulgado pelo Ministério da Justiça, inclui as despesas com operações da Força Nacional, Força Penal Nacional, PF e PRF.
Reforço de efetivo
Frente às repercussões negativas da fuga em Mossoró, o governo federal autorizou a nomeação de 76 agentes penitenciários para os cinco presídios federais de segurança máxima do país. O reforço no efetivo, publicado na última semana pelo Ministério da Gestão, busca ampliar o quadro de servidores atuantes nas unidades prisionais.
Diálogo de chanceleres
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, conversou por telefone na sexta-feira com o ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional da Itália, Antonio Tajani. Os chanceleres dialogaram sobre questões bilaterais, além do andamento da presidência do Brasil à frente do G20 e da Itália no comando do G7.
Cidadão alagoano
O ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu na sexta-feira o título de cidadão honorário de Alagoas pela Assembleia Legislativa do Estado. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Cabo Bebeto (PL), o qual afirma que o ex-mandatário “lembrou” do estado alagoano durante sua gestão no Planalto.
Caderneta da Criança
O Ministério da Saúde retomou na última semana a impressão e distribuição da Caderneta da Criança – Passaporte da Cidadania. O documento físico, que havia sido suspenso há quatro anos, concentra informações sobre a cobertura vacinal do portador, além de questões relacionadas à educação e assistência social.
Drones para segurança
A Comissão de Segurança Pública do Senado deve analisar nesta terça-feira um projeto de lei que cria regras para o uso de drones por órgãos de segurança pública. Apesar de viabilizar o uso dos equipamentos, o projeto, apresentado pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), veta o uso de armas acopladas e a automação total dos dispositivos.
Desoneração em pauta
Senadores da base governista devem se reunir nesta segunda-feira com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para dialogar sobre a desoneração da folha de pagamento dos municípios. Ao lado de ministros, os parlamentares devem manifestar o descontentamento do governo sobre a decisão do líder da Casa em não estender a validade de trechos de uma Medida Provisória relacionada à temática.
Desoneração em pauta II
Apesar da expectativa de diálogo entre representantes do Planalto e Pacheco, o governo federal vem cogitando judicializar a discussão sobre a desoneração dos municípios. O futuro da questão, analisado com cautela pelo Executivo, deve ser decidido nesta semana em uma reunião do presidente Lula com as equipes de sua gestão.
Cozinhas solidárias
A Companhia Nacional de Abastecimento firmou uma parceria com o Grupo Hospitalar Conceição para fornecer comida a pessoas em situação de vulnerabilidade na Zona Norte de Porto Alegre. A ação, oficializada na sexta-feira, será viabilizada a partir da instalação de Cozinhas Solidárias na Capital, que atenderão usuários das Unidades Básicas de Saúde do GHC.
Atualização de medidas
O Gabinete de Crise Climática do governo estadual voltou a se reunir na sexta-feira para atualizar o progresso de ações voltadas ao enfrentamento de potenciais eventos climáticos extremos. O encontro marcou a primeira participação do novo secretário-executivo do órgão, Pablo Palma, empossado no último mês.
Vapes em pauta
A Associação Médica do RS promove nesta terça-feira um espaço de discussão sobre o uso do cigarro eletrônico, na primeira edição de 2024 do seu Ciclo de Palestras. O evento abordará as inúmeras preocupações sobre os impactos à saúde frente à crescente popularidade dos dispositivos, sobretudo entre jovens.
Marca celebrada
A Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público do RS celebrou na última semana a marca de 3 mil participantes integrados ao plano de benefícios RS-Futuro. O órgão atribui a conquista do número à confiança adquirida entre servidores estaduais e à implementação do mecanismo de adesão online.
Mais Comunidade
O prefeito Sebastião Melo esteve vistoriando neste sábado as demandas da Região Leste da Capital, em meio a mais um roteiro do programa Prefeitura Mais Comunidade. O líder municipal se reuniu junto a moradores locais no CTG Raízes do Sul, no bairro Bom Jesus, para dialogar sobre as solicitações feitas na assembleia do Orçamento Participativo.
Segurança na escola
A Comissão de Educação da Câmara de Porto Alegre se reuniu na última semana para dialogar sobre a determinação de medidas de segurança nas escolas de Educação Infantil da Capital. As discussões do colegiado foram pautadas pelo projeto de lei do vereador Airto Ferronato (PSB), que obriga as instituições de ensino a adotarem medidas de segurança relativas à utilização de vidros.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.