Terça-feira, 24 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 10 de abril de 2024
Até a data de vencimento, os motoristas poderão aproveitar os descontos do Bom Motorista e do Bom Cidadão
Foto: Maicon Hinrichsen/SecomTermina no fim deste mês o prazo para quitação do IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2024 para os contribuintes que não optaram pelo pagamento antecipado do tributo ou pelo parcelamento em seis vezes.
O calendário de vencimentos seguindo o cronograma por numeração final da placa dos veículos inicia em 24 de abril, dia em que termina o prazo para quitação de veículos com finais 1 e 2. O vencimento para outros números finais de placa ocorre nos últimos cincos dias úteis deste mês, até 30 de abril, data em que vencem as placas com finais 9 e 0.
Até a data de vencimento, os motoristas poderão aproveitar os descontos do Bom Motorista e do Bom Cidadão, cuja redução pode chegar a 20% do valor do tributo, caso o contribuinte usufrua da cota máxima de cada benefício.
O atraso na quitação do IPVA implica o pagamento de multa de 0,33% ao dia, até o limite de 20%, mais a incidência de juros. Há ainda a possibilidade de inscrição do contribuinte em Dívida Ativa após mais de dois meses em situação de inadimplência.
Além do maior custo para quitação do IPVA, o motorista que perder o prazo de vencimento poderá ter o veículo apreendido e arcar com custos de multa, serviços de guincho e de depósito do DetranRS, caso seja flagrado em circulação.
Parcelamento
Os contribuintes que estão pagando o tributo de forma escalonada pelo Pix precisam ficar atentos e gerar todo mês um novo QR Code para a quitação da parcela. Para manter o parcelamento, é preciso fazer os pagamentos dentro dos prazos estipulados. Em abril, a quarta parcela tem vencimento no dia 30.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul