Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 11 de abril de 2024
Encontro debateu panorama e programa de atenção especializada à saúde das pessoas trans no Estado
Foto: Cristine Rochol/PMPAEquipes de Porto Alegre conheceram nesta quinta-feira (11), o Programa de Atenção Especializada à Saúde da População Trans do Ministério da Saúde. A apresentação ocorreu no Encontro Estadual entre Serviços de Referência à Saúde de Pessoas Trans e Travestis do Rio Grande do Sul, promovido das 8h30 às 17h, no Teatro Moacyr Scliar da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
A Capital gaúcha foi a primeira cidade do País a conhecer oficialmente o programa, que pretende melhorar a oferta do cuidado e a qualidade da assistência para esse público. “Os Estados e municípios participaram na elaboração da iniciativa, construída também com ampla participação da sociedade, incluindo pesquisadores, movimentos sociais, conselhos e associações”, destaca a diretora de Programa da Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Flávia Teixeira, palestrante do encontro.
“Participamos do processo de construção e validação do programa, tendo em vista iniciativas desenvolvidas na capital gaúcha, como o Ambulatório Trans Centro”, destaca o assessor da Atenção Primária responsável pela política na Capital, Júlio Conceição de Barros.