Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 12 de abril de 2024
A unidade terá como objetivo o tratamento de forma adequada dos pacientes obesos
A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou nesta semana o projeto de lei que institui a Unidade de Saúde Municipal da Obesidade.
A proposta, de autoria do vereador Cláudio Janta (Solidariedade), estabelece que a unidade terá como objetivo o tratamento de forma adequada dos pacientes obesos; a prevenção de outras doenças relacionadas à obesidade, como diabetes, pressão alta, acidente vascular cerebral e doença coronariana; o apoio ao anorético e a sua família, fazendo o diagnóstico e oferecendo tratamento multidisciplinar; e o fornecimento de orientações completas sobre as mudanças de hábito alimentar nas perspectivas de tratamento do obeso.
Além disso, a unidade encaminhará para um cirurgião pacientes com indicação cirúrgica. “A obesidade é considerada uma pandemia devido ao aumento importante de sua prevalência ao longo dos últimos anos. Entre 1980 e 2013, a proporção de sobrepeso ou obesidade entre adultos aumentou de 28,8% para 36,9% entre homens e de 29,8% para 38,0% entre mulheres. Em 2010, estima-se que o sobrepeso e a obesidade foram a causa de 3,4 milhões de mortes”, afirmou o vereador. O projeto segue para sanção do prefeito Sebastião Melo.