Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 25 de abril de 2024
O Ambulatório de Climatério do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) está recrutando voluntárias para uma pesquisa sobre os efeitos da terapia de reposição hormonal para mulheres em período pós-menopausa. No foco de análise estão os chamados “sintomas climatéricos” – “calorões” e dor nas articulações, dentre outros incômodos.
Sob coordenação da professora Maria Celeste Wender, o estudo se concentra sobre a faixa etária de 45 a 55 anos, além de algumas condições: não menstruar há mais de 12 meses e sofrer há pelo menos seis meses dos desconfortos mencionados.
Também é necessário ter se submetido a mamografia e exame preventivo nos últimos 12 meses, bem como se comprometer a um comparecimento regular ao hospital ao menos uma vez a cada 30 dias, ao londo de um semestre.
Não podem participar da pesquisa mulheres que já fazem uso de terapia hormonal ou com doenças reumatológicas. O mesmo vale para quem teve câncer de mama.
Candidatas devem entrar em contato com o HCPA por meio do número de whatsapp (51) 999-251-504, de segunda a sexta-feira no horário das 9h às 17h. Ou então enviar mensagem pelo e-mail lpezzali@hcpa.edu.br. Endereço: Rua Ramiro Barcelos nº 2.350 (bairro Santana), entre as avenidas Ipiranga e Protásio Alves.
“Gordura no fígado”
Já o Serviço de Gastroenterologia e Hepatologia da instituição realiza estudo sobre esteato-hepatite não-alcoólica (NASH), popularmente conhecida como “gordura no fígado”. O pesquisador responsável é o professor Mário Reis Álvares da Silva.
Interessados em participar devem acionar a equipe pelo e-mail gtguerreiro@hcpa.edu.br. É preciso ter idade entre 18 e 75 anos, ter o problema diagnosticado e não sofrer de outras doenças hepáticas.
Depressão juvenil
Em outra frente investigativa, o Serviço de Psiquiatria do HCPA seleciona voluntários para pesquisa destinada à prevenção e tratamento de sintomas depressivos na faixa etária de 18 a 24 anos. É necessário morar, trabalhar ou estudar em Porto Alegre, além de disponibilidade para participar presencialmente de encontros regulares.
Não pode se engajar ao projeto quem teve episódio maníaco ou hipomaníaco, síndrome psicótica, transtorno por uso de substância nos últimos 12 meses (exceto tabaco) ou pensamentos suicidas. A pesquisa é coordenada pela professora Neusa Sica da Rocha. Um formulário on-line está disponível no site hcpa.edu.br.
(Marcello Campos)