Domingo, 22 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 28 de abril de 2024
Conversas são nova tentativa para que o grupo terrorista e Israel consigam alcançar trégua. Nova rodada de negociações começará nesta segunda-feira (29)
Foto: ReproduçãoO Hamas anunciou neste domingo (28) que enviará uma delegação ao Cairo para uma nova tentativa de acordo com Israel para um cessar-fogo na Faixa de Gaza em troca da devolução de reféns ainda sob poder do grupo terrorista.
A delegação vai discutir uma nova proposta que está sobre a mesa, segundo um membro do Hamas disse à agência de notícias Reuters. A proposta foi desenvolvida pelos mediadores do acordo – os governos do Catar, do Egito e dos Estados Unidos.
A decisão do Hamas de enviar a delegação indica que o grupo pode ter aceitado, ao menos parcialmente, uma contraproposta enviada por Israel na semana passada. No sábado (27), membros do grupo terrorista disseram que estavam estudando o texto proposto pelo governo israelense.
“O Hamas recebeu a resposta oficial da ocupação sionista à nossa posição que havia sido enviada aos mediadores egípcios e cataris em 13 de abril”, disse, em comunicado, o número dois da ala política do Hamas em Gaza, Khalil Al-Hayya.
Inicialmente, os mediadores haviam proposto um cessar-fogo permanente que levaria ao fim gradativo da guerra. Em troca, o Hamas devolveria os cerca de 130 reféns ainda sob o poder do grupo.